Páginas

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

BELÉM HOMENAGEIA CARLOS GOMES !






Recital de duos de canto e piano homenageia Carlos Gomes
Carlos Gomes é homenageado nesta quarta-feira (16)
15/09/2009 - 17h13m

O aniversário de morte do maestro Antonio Carlos Gomes será lembrado nesta quarta-feira (16) com um recital na Sala Ettore Bósio, a partir da 18 horas.

Uma programação especialíssima e primorosa foi montada para homenagear o maestro, contando com a participação de alunos do Instituto Carlos Gomes e de grupos artísticos como Tapac (percussão) e Coro Itacy Silva.

O grande Maestro Carlos Gomes, muito querido por nós, foi o primeiro diretor do Conservatório por um curto período de tempo, pois ao assumir a direção da Instituição; já estava bastante doente, permanecendo no cargo até sua morte em Setembro de 1896.

Em 1898 o então Conservatório de Música foi convertido em estabelecimento público, autorizado pelo governador Paes de Carvalho, recebendo a partir daí a denominação de Instituto Carlos Gomes, em homenagem ao seu primeiro diretor, o inesquecível Maestro.

O Recital em homenagem a Carlos Gomes acontece nesta quarta-feira (16), a partir das 18 horas, na Sala Ettore Bósio, do Instituto Estadual Carlos Gomes, Avenida Gentil Bittencourt, 977 – Nazaré.

Relembrar a obra de um dos maiores compositores brasileiros através de duos de canto e piano é o objetivo do recital em homenagem a Carlos Gomes, a ser realizado nesta quarta-feira (16), a partir das 19h, na Sala de Recitais do Centro de Ciências Sociais e Educação da Universidade do Estado do Pará (CCSE/Uepa), bairro do Telégrafo.

Com entrada franca, o evento é a forma encontrada pelos músicos David Martins, Luciana Tavares, Eliana Cutrim e Lenora Brito para relembrar com carinho, o centenário de morte do compositor, que faleceu em Belém no dia 16 de setembro de 1896, após dirigir o Conservatório que leva seu nome, um pedido do então governador, Lauro Sodré.

"O recital tem como objetivo manter a memória de um compositor brasileiro de progressão internacional, que viveu por alguns anos na Itália e que passou apenas dois meses em Belém e é amado até hoje. Esperamos que todos que apreciam a música erudita possam participar dessa, que é uma homenagem ao maior compositor lírico do Brasil. O repertório do recital é uma síntese do que Carlos Gomes realizou dentro da música lírica e camerística", diz Eliana Cutrim, pianista e uma das coordenadoras do evento.

Eliana Cutrim, juntamente com a pianista Lenora Brito compõem o duo pianístico que homenageará o compositor através de obras para piano a quatro mãos. O repertório inclui a "Marcha Nupcial", "Hino a Camões" e Protofonia da ópera " Il Guarany".
Já o duo de canto e piano será realizado por Luciana Tavares (soprano) e David Martins (piano). O casal apresentará "Conselhos" (canção); Mon Bonheur (canção) e Ad ogni mover lontan di fronda (ária da Ópera Fosca)

O evento é uma realização do Núcleo de Arte e Cultura (NAC/Uepa) e da coordenação do curso de licenciatura e de bacharelado em música da Uepa.

Os músicos - Luciana Tavares leciona canto lírico na Uepa e no curso técnico do Conservatório Carlos Gomes. É formada em música pela Universidade de Brasília e pela Escola de Música de Brasília, aperfeiçoado-se com Evgenia Anvelt, na Itália.
Já David Martins iniciou seus estudos com piano aos nove anos de idade, é formado em música pela Uepa, e possui mestrado na Universidade Federal de Goiás, onde desenvolveu uma pesquisa amparada pelo CNPq sobre a música de câmara de Heitor Villa-Lobos. Atualmente é professor de piano e de disciplinas teóricas do curso de bacharelado em música Uepa, em convênio com a Fundação Carlos Gomes.

O Duo pianístico de Eliana Cutrim e Lenora Brito tem um repertório que abrange Fauré, Ravel, Cesar Franck, Poulenc, Debussy, Darius Milhaud, Erik Satie, Brahms, Gershwin, assim como os compositores brasileiros Osvaldo Lacerda, Vasconcelos Correa, Francisco Mignone, Ernst Mahle. Dentre as gravações realizadas em CD pelo duo, está a obra "Carlos Gomes - Peças raras para piano solo e a quatro mãos", realizada pela Secretaria de Estado de Cultura (Secult), com gravação no Teatro da Paz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário