Páginas

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

"FOSCA" - A QUARTA ÓPERA DO MAESTRO (a segunda em Italiano)


Rara "performance" do mais famoso compositor brasileiro de óperas, CARLOS GOMES. Celine Imbert-FOSCA,José Antonio Soares - CAMBRO,Fábio Costa - REGENTE,Caetano Vilela- DIRETOR DE CENA.Teatro AMAZONAS em Maio de 2006.

A convite de Carlos Gomes, o poeta Antonio Ghislanzoni elaborou o libreto, que foi retocado em várias partes pelo próprio D’Ormeville.
A linguagem musical que Carlos Gomes emprega na Fosca é ousada e absolutamente nova e varreu a paralisação em que a ópera italiana mergulhara na última década. O maestro já revelava uma franca transição para a escola alemã em face da italiana, quase que principalmente melódica. Escreveu-a com suprema arte.
A ação se desenrola parte sobre as costas de Ístria e parte em Veneza, por volta de 944, com o rapto das Marias.
Piratas da Ístria preparam-se para raptar um grupo de noivas, que se casaria no mesmo dia, para pedir um grande resgate em ouro.
Fosca, irmã de Gajolo, chefe dos piratas, está apaixonada pelo capitão veneziano Paolo, que é mantido como prisioneiro em Ístria e pede ao irmão que solte Paolo, mas este lhe confessa amor por Délia, jovem veneziana.

Cambro, homem de confiança de Gajolo, é apaixonado por Fosca e ao vê-la chorar, promete trazer Délia como prisioneira. Mas, em troca por tal vingança, ela deve amá-lo. Fosca desolada aceita o trato.
A Fosca era e é a obra mais importante da ópera italiana daquele tempo de transição e de renovação e uma das obras-primas da música dramática do século XIX italiano.
A ópera foi dedicada ao irmão querido, Sant’Anna Gomes, meu trisavô.
Com essa ópera, alcança a fase de maior aprofundamento da própria dramaturgia e de decisivo enriquecimento da própria linguagem, conseguindo resultados artísticos, os quais não conseguirá mais superar nos trabalhos seguintes, mas apenas igualar em algumas páginas de Maria Tudor e sobretudo em O Escravo.


Em 1997, o soprano brasileiro Leila Guimarães apresentou um concerto com trechos da FOSCA na Scuola Civica Musicale de Milão, que ocupa Vila Brasilia atualmente.

Trecho retirado de meu livro "OLHOS DE ÁGUIA - Maestro Antonio Carlos Gomes - A Trajetória de um Gênio", a ser lançado brevemente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário