Páginas

sábado, 3 de outubro de 2009

resposta ao repórter ROGÉRIO VERZIGNASSE

"SINFÔNICA:80 ANOS DE ABNEGAÇÃO, publicado no jornal "Correio Popular" de hoje - 3 / 10 / 09

... No pacote de primeira, embarcou até o maestro Luiz de Tullio, outro nome emblemático da história campineira. Episódios registrados e relatados atualmente por pesquisadores como Denise Maricato (sobrinha trineta de Carlos Gomes)...

Antes de mais nada, CAMPINAS precisa de uma AULA DE HISTÓRIA LOCAL... ministrada pela professora e viúva do maestro Mário de Tullio, Amélia Fera de Tullio,
que transcrevo aqui:

"FAMÍLIA DE TULLIO"


"Originou-se do casamento de Emílio di Tullio, musicista e Mariangela Checchia, na Itália e no Brasil.
Emílio foi também Regente de Banda.
Do casal, vieram 4 filhos:
- Ana di Tullio Volpe, que não praticou música e nem seus dois filhos.
- Pompeo di Tullio - instrumentista de Banda e Orquestra, percussão e trompa.Seus 6 filhos não seguiram a carreira musical.
- Luiz di Tullio - Maestro da Banda Militar de Curitiba, onde se radicou. Teve 5 filhos, que não seguiram carreira musical.
- João di Tullio ( obs. de DENISE MARICATO - que vem a ser o bisavô dos meus filhos, pois, sou casada com seu neto, Célio)- nascido na Itália e naturalizado brasileiro, radicou-se em Campinas e fez curso de Regência e Banda na Itália.


Instrumentista de trompa, piston e trombone. Quando jovem, fez parte da "Banda dos Tullio", regida por seu pai, o maestro Emílio di Tullio. Depois (seu pai voltou para a Itália), seguiu tocando em Orquestras da cidade e eventualmente em Orquestras de Companhias de Teatro, Ópera, Revistas e Variedades, que visitavam a cidade. Prosseguiu regendo a Banda Italo-Brasileira, desde 1912 até a sua morte em 1946.
Foi o segundo regente da Primeira Orquestra Sinfônica Campineira (Sociedade Sinfônica Campineira) e um de seus fundadores; 1929 - na gestão do Maestro Titular, Salvador Bove.
Esta Orquestra foi desativada em 1953.
Tem o seu nome numa das ruas de Campinas. (R. Maestro João di Tullio).
Além disso, fez muitos arranjos para a Banda e uma transposição para Banda da Ópera "Cavalleria Rusticana" (partitura completa)
Dedicou-se de corpo e alma à música, principalmente de Banda, incentivando vocações de jovens musicistas, alojando-os muitas vezes, em sua própria casa, para continuarem seus estudos. Estes jovens quase sempre vinham do interior.

FATO MARCANTE DE SUA VIDA -
Era 7 de Setembro de 1922. Comemorava-se o Centenário da Independência no Rio de Janeiro. Entre as festas da comemoração,houve um Concurso de Bandas dos Estados e de fora do Brasil. A Banda Italo-Brasileira estava presente, representando Campinas, levada pelo campineiro ilustre Álvaro Ribeiro. Era prefeito o Dr. Rafael Duarte, também grande incentivador das artes.
À noite, na Esplanada do Castelo, iluminada por faróis dos navios no porto, entre eles, o Minas Gerais, quando a Banda ia executar a Sinfonia do Guarani, um vento levou a partitura; ele, calmo, executou a peça regendo seus músicos, SEM A PARTITURA, ao tempo certo, sem um senão.
Foram aplaudidíssimos e trouxeram para Campinas o título de melhor Banda do Festival.
No regresso, compôs a marcha "A Volta do Rio".
Campinas, nessa ocasião, ofertou-lhe uma Batuta de ébano, encrustada em ouro e madrepérolas, que foi por ele doada posteriormente â campanha "OURO PARA O BEM DE SP".
João di Tullio foi casado com Maria Julieta (obs. de DENISE MARICATO - que vem a ser a bisavó dos meus 3 filhos, avó do Célio, meu marido e a quem conheci já velhinha, mas uma mulher admiravelmente forte !). Desse casamento tiveram 10 filhos. Seguiram a carreira musical, alguns.
Os que seguiram a carreira musical foram:

- Luiz de Tullio

Estudou violino com o prof. Torquato Amore; foi prof. de violino e instrumentista de Orquestra. Regente autodidata. Violinista "spala" da Orquestra Sinfônica e outras, como orquestra de cinema mudo.
Depois de desativada a Orquestra Sinfônica, Luizinho reuniu seus alunos de violino, formando o conjunto "Jovens Violinistas de Campinas". Logo, aderiram ao conjunto, músicos remanescentes da extinta Orquestra Sinfônica, fundando a Orquestra Universitária Católica de Campinas.
Mais tarde, na gestão do prefeito Ruy Novaes, estimulado pela Secretária de Educação, Jacy Milani, assumiu a regência da já então, Orquestra Sinfônica Municipal, até 1974.
Miguel e Léa Ziggiatti o estimularam também em sua carreira. Também foi músico da noite campineira.

- Mário de Tullio

Formado em piano pelo Conservatório de Canto Orfeônico Maestro Julião da PUCC.
Anteriormente estudou com os professores Miguel Ziggiatti, Alice Gomes Grosso (obs. de DENISE MARICATO - que era irmã de minha bisavó, ambas filhas de Sant'Anna Gomes, meu trisavô), Salvador Bove, Mário Monteiro, Hugo Bratifisch, Guilherme Mignone e Ichel Berkowitz do Conservatório de Leipzig, este radicado em Campinas.
Era o regente substituto da Orquestra Sinfônica, na ocasião em que seu irmão, Luiz de Tullio era o titular.
Regeu algumas vezes a Orquestra Sinfônica Campineira.
Sempre foi profissional de música. Desde a idade de 17 anos, já era profissional.
Músico das noites campineiras na década de 1920 e do cinema mudo.
Free-lancer de Orquestras de Companhias de Teatro de Revistas, Operetas, Variedades, etc.
Acompanhou instrumentistas como Iberê Gomes Grosso (filho de Alice Gomes Grosso); cantores como Agnaldo Rayol, Afonso Ortiz Tirado, tenor Lucchiari, Cristina Maristany e outros.
Dirigiu a Orquestra da Rádio Educadora de Campinas por algum tempo.
Compositor e arranjador de músicas, orquestrador. Exerceu o cargo de professor de Música dos Colégios Liceu Salesiano N. Sra. Auxiliadora, Externato São João, Ateneu Paulista, Diocesano, Cesário Mota, Ginásio Celestino de Campos e Ginásio Estadual de Itapira.

FATOS MARCANTES DE SUA VIDA:
Foi um dos fundadores da Orquestra Sinfônica, chamada antigamente de Sociedade Sinfônica Campineira em 6 de Outubro de 1929.
Regeu Orquestras de danças nos Clubes de Campinas, especialmente no Clube Concórdia, bailes de formatura e Carnavais nos clubes, Tenis Club e Cultura de Campinas.
Regeu Orquestras em banquetes, a personalidades famosas como Ademar de Barros,Júlio Prestes,Getúlio Vargas,Castelo Branco.

- Angelo de Tullio:

Percussionista em Orquestras de danças e da Orquestra Sinfônica Campineira, do cinema mudo e da noite.

- Pompeo de Tullio:


Foi aluno de violoncelo do maestro Armando Belardi, músico da noite e solista da Orquestra Sinfônica Campineira. Professor de violoncelo.

-Edgar de Tullio - Contrabaixo em Orquestras de danças, mas não seguiu a carreira musical.
- Nelson de Tullio - Estudou piston por algum tempo. Bandeirista. Não seguiu a carreira musical.
- Leonor de Tullio Lopes - Estudou piano por algum tempo, mas não seguiu a carreira musical. (obs. de DENISE MARICATO - minha sogra)
E ainda,
- Aída de Tullio Iglésias
- Yolanda de Tullio.
-------------------------------------------------------------------------
FOLHA ORIGINAL DAS ANOTAÇÕES DA PROF. AMÉLIA:



Como podem ver, é preciso estudar melhor sobre este assunto, pois, parece-me que NÃO SE CONSEGUE ENFIAR ISTO NA MEMÓRIA DE CAMPINAS.
O famoso "banco de memórias" da UNICAMP, ou não possui muitos documentos e provas... ou então... não sei... alguém teria a resposta ?... o que seria... por que seria...ainda tem muita gente viva,que presenciou essa odisséia toda ! Ainda dá tempo de conferir dados !
Senão, vão ter que me aguentar !!!
É só o começo !!!!!!
HÁ QUE SE DAR NOMES AOS BOIS...

E o repórter Rogério escreveu:
... No pacote de primeira, embarcou até o maestro Luiz de Tullio, outro nome emblemático da história campineira. Episódios registrados e relatados atualmente por pesquisadores como Denise Maricato (sobrinha trineta de Carlos Gomes)...

Algumas observações pertinentes:
A primeira orquestra estabelecida não foi regida por meu trisavô Sant'Anna Gomes e sim, por SALVADOR BOVE. Meu trisavô regia orquestra que se formava com gente de fora, para alguns eventos.
1922 - Antes da formação da Sociedade Sinfônica Campineira era a Banda Italo-Brasileira que representava Campinas nos concursos fora daqui.
Aliás, para quem ainda não sabe, TODOS OS UNIFORMES DA BANDA, eram confeccionados pela alfaiataria do maestro João di Tullio, que era a única que tinha condições de fazer este trabalho. Quem pagava ? AH ! Claro, isso é o mais importante, não é ?
Pois é... quem pagava TUDO ISSO, era o maestro JOÃO DI TULLIO. (vamos decorar ?)(diretores da sinfônica, assistentes de diretores da sinfônica, historiadores da Campinas desmemoriada, pesquisadores das prateleiras e prateleiras de papelada de bibliotecas e jornais e arquivos e museus, organizadores disso e daquilo em Campinas com esclerose... mexam-se e pesquisem A VERDADE !)
Chega dessa história de jogar a "dinastia" Tullio pra debaixo do tapete, campineiros !!!!!!!!!!
Como fizeram, de uma forma disfarçada, com Carlos Gomes !!!!!
Sim, porque até (e principalmente)em minha família - que é de descendentes de Carlos Gomes, acontecia (?)esse fenômeno ! Recebem medalhas e flores, mas não o merecem...pois, o desprezo ainda está lá, só que ninguém de fora vê...
Bom, continuando:
Contava João di Tullio com a magnífica parceria e cumplicidade de sua mulher, Julieta di Tullio mulher forte e corajosa.
1929 -Primeira apresentação da Sociedade Sinfônica Campineira - 15 de Novembro, no Cine- Teatro São Carlos.
Foi após um contato com Jacy Milani, secretária municipal de educação e o prefeito Ruy Novaes, que o reitor concordou em transferir os instrumentos e o corpo de músicos à prefeitura.
O MAESTRO LUIZ DE TULLIO NÃO EMBARCOU em nada, como foi dito... ele sempre esteve AQUI !E ele não é mercadoria, para ser embarcado ou despachado, ou sei lá... ele FOI O REGENTE DA ORQUESTRA, que foi oficializada por DECRETO, bem como Reynaldo Prestes e Jordão Bruno Lunardi foram nomeados, administrador e redator-arquivista da Orquestra, respectivamente.
Rogério, não nos conhecemos, mas já podemos unir nossas forças para o bem da história de Campinas. Conte comigo para o que você precisar. Fico muito indignada com as injustiças cometidas.
VAMOS ESTUDAR, CAMPINAS !! QUE VERGONHA !

5 comentários:

  1. Parabéns Denise , ainda bem que existem pessoas como voce, fico satisfeita ao saber que mesmo por pouco tempo, ele estudou com meu avo, Mario Monteiro, do qual tenho pouquíssimas informações, e estou tardiamente tentando recuperar alguma memória musical que possa estar esquecida em algum cantinho, e quem sabe chegar as minhas mãos...

    ResponderExcluir
  2. Meu nome Gladis Rocio de Tullio Monteiro, neta de Luiz de Tullio, resido em CuritibaPr.

    ResponderExcluir
  3. Gladis,
    seu avô Luiz de Tullio era irmão do maestro João di Tullio.

    O maestro Luizinho (Luiz di Tullio) era filho de João di Tullio.
    Prazer em conhecê-la !!

    ResponderExcluir
  4. Olá,Denise!
    Senti-me orgulhosa com a pesquisa idealizada por você, pois aqui em Curitiba a história de vida e do trabalho se perderam no tempo. Meu e-mail é: rociom021@gmail.com
    Um abraço afetuoso,
    Gladis de Tullio Monteiro.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns, Denise!!!! Seu acervo é maravilhoso, as narrações históricas, o resgate da Arte, do Conhecimento, essa sua elaboração tão completa dessa obra que não pode ser esquecida me encantou. Por momentos alheios à nossa vontade, não desfrutar antes e ter esse prazer de apreciar esse trabalho precioso que você faz, com tanto amor!!!! Nota 10!!! Daqui pra frente espero poder varar madrugadas apreciando cada linha e entrelinhas....Belíssimo!!!! Cada página é mais uma emoção!!!! Obrigada!
    Por favor me mande atualizações em meu e.mail: vera.tullio@gmail.com
    bjusss

    ResponderExcluir