Páginas

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

BELÉM DO PARÁ - onde repousa a alma de CARLOS GOMES !...

Torno a dizer: "NÃO SE PODE AMAR O QUE NÃO SE CONHECE"

Eis o que diz uma leitora do jornal de Campinas, a advogada Marisilda Tescaroli :

"Há quatro anos faço o "Projeto Carlos Gomes nas Escolas" com o tenor Vicente Montero, levando para estudantes das escolas municipais, a história e a música de CARLOS GOMES.
Para a grande maioria de alunos e professores, CARLOS GOMES é uma novidade.

Lendo o artigo sobre como Belém do Pará até hoje reverencia CARLOS GOMES (Antonio Contente,23/11), olho para Campinas e penso: quanta diferença !
A propósito, lanço a campanha: "Vamos enterrar CARLOS GOMES no cemitério".

Eis que quase ninguém sabe que ele está enterrado no monumento-túmulo da Praça Bento Quirino e o local não tem a conservação que o ilustre campineiro e brasileiro merece.
-------------------------------------------------------------------
MEU COMENTÁRIO;

(VICENTE MONTERO - tenor - e um dos grandes divulgadores da música de CARLOS GOMES - merecedor de todas as homenagens que lhe forem prestadas - ontem, hoje e sempre)



O corpo de CARLOS GOMES, ao chegar a Campinas, não possuía um lugar para ser enterrado, imaginem - o gênio das Américas, glória brasileira e orgulho para Campinas... não tinha um mísero pedaço de terra, onde pudesse ser enterrado !
O que fizeram ? Colocaram-no no jazigo da família Ferreira Penteado, que cedeu ao maestro, pela grande amizade que nutria por ele.
Muito pouca gente sabe que, Campos Sales, que na época da morte do maestro, era governador de são Paulo, pediu que LAURO SODRÉ, na época, governador do Pará, enviasse o corpo do nosso maestro no primeiro navio mercante que viesse para o Rio.
No que o Dr. LAURO SODRÉ, ao ouvir o clamor dos paraenses, frente a tamanha INJÚRIA", respondeu num telegrama:
"OU O CORPO DO MAESTRO VAI DAQUI EM UM VASO-DE-GUERRA, OU DAQUI NÃO SAIRÁ JAMAIS."
(fiz uso aqui, de um trecho do meu livro "Olhos de Águia - Antonio Carlos Gomes - A Trajetória de um Gênio", prestes a ser editado)

Como bem disse a dra. Marisilda, o Monumento, que deveria ser cuidado, amado, respeitado, zelado com todo amor e carinho... está sujo, com LETRAS faltando, virando "prateleira" de pedestres ignorantes do sentido dele estar ali... esquecendo-se, também por ignorância, de que ali, onde colocam garrafas pet vazias, pedaços de pano, marmitex vazias... É O TÚMULO DO IMORTAL CARLOS GOMES.
Ainda bem que a alma dele ficou em Belém, não é ?

Seu corpo veio para cá, porque Campinas, desavergonhadamente, reclamou-o !
Sim, porque nada fez por ele, quando ele mais precisou, quando precisava de um "emprego", imaginem...por que ? Porque não gostaram dele ter ficado lá pela Itália ? Ele não ficou pela Itália... ele ganhou o mundo !
Por que reclamar seu corpo ? Para fazer dele, banco de desocupados e mais um banheiro de pombos ?
Exatamente como virou, A CARAVELA, da Lagoa do Taquaral: banheiro de passarinhos.

E Campinas reclama do quê ? Da falta do Teatro Municipal ? Ele já foi "pro brejo" há muitos anos... o Monumento-túmulo de CARLOS GOMES está aí... o Museu CARLOS GOMES está aí... O Centro de Ciências está aí... a Caravela está aí...o teatro Castro Mendes está aí... e daí ?

Ora, Campinas... pra quê ir à China ? Cuidem daqui !

Nenhum comentário:

Postar um comentário