Páginas

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

TEATRO ou O QUÊ ?


Como disse-o muito bem, o Gerente Comercial de Campinas, sr.Octavio Bonas Neto: "Parabéns para a jornalista Paula Ribeiro pela matéria no Caderno C de 22/11 sobre o renascimento do Teatro Municipal Castro Mendes.
Mas a foto da fachada nos dá a impressão de que o prédio está localizado no distrito industrial da cidade, pois em nada se parece com um berço da cultura campineira.
Bem feito para nós, campineiros, que covardemente nos omitimos há mais de 44 anos, permitindo que, em 1965, o então prefeito Rui Novaes e também o então presidente da Câmara, Romeu Santini, e mais 22 vereadores, entre eles Orestes Quércia, aprovassem a demolição do verdadeiro Teatro Municipal(...).

Pois é, Octavio, parece uma praga, uma maldição a cidade não possuir nada "inteiro", quando se fala de cultura: o Teatro Municipal CARLOS GOMES de Campinas, pluft !... desapareceu no ar !
O Castro Mendes, mais um pouco, vai para o mesmo caminho...pluft !
O MUSEU CARLOS GOMES encontra-se num prédio decrépito e embolorado - CCCA - que por sua vez acha-se asfixiado, quase em coma, espremido com suas goteiras, que já...já destróem todo o precioso acervo que ali se encontra, no centro da cidade...
E a miscelânea de nomes então:
O túmulo do mais importante filho de Campinas está aonde mesmo ? NA PRAÇA ANTONIO POMPEO !
O busto de Rui Barbosa está na PRAÇA CARLOS GOMES !
Aliás, com essas e outras, CARLOS GOMES, ficou sem Teatro, não é ?
Ainda bem que ele não precisa disto... é muito maior !!!
A Praça do Pará (Jardim do Pará), que ganhou este nome para homenagear Belém do Pará, por haver acolhido nosso gênio, não possui nenhuma placa neste sentido.
A FAMÍLIA TULLIO, valiosos e valorosos músicos campineiros, embaixo do tapete...
E por vai.........

E A CARAVELA ? "PODRE" Caravela, afundou !!!!!
Hoje, em minha caminhada diária, olhando novamente para a linda e podre caravela, deteriorando a olhos vistos, percebi tratar-se agora, de banheiro de pássaros...

Qual seria a razão de tudo isso ?
Seria a pose do campineiro, a empáfia do campineiro: campineiro tem vergonha de reclamar das coisas (é coisa de pobre !)... campineiro come mortadela e arrota peru... campineiro compra carro do ano e se mata e a toda a família pra pagar, só pro vizinho ver)... campineiro só cumprimenta campineiro, quando se encontram em "Miami"...campineiro não reivindica nada, porque se acha acima dessas "coisinhas pequenas"...
Então, Campinas merece sim, ficar sem teatro ou qualquer outra coisa que favoreça sua vida cultural.

E A CARAVELA ?

Um comentário: