Páginas

terça-feira, 27 de abril de 2010

DUO INSTRUMENTAL & VOZ


DUO INSTRUMENTAL & VOZ:
Ana Carolina Sacco
Lucas Martinelli de Lira
Nunno Dellalio
ANA CAROLINA SACCO, graduada em piano pela UNICAMP, é freqüentemente requisitada para co-repetição, concursos e recitais de cantores e instrumentistas. Participou de diversos concursos de música de câmara e solo sendo premiada. Foi pianista acompanhadora da classe de canto da Unicamp, e do coro juvenil no Festival de Música de Londrina 2005. Foi solista frente às Orquestras Sinfônicas de Limeira e da Unicamp, além de ser convidada a participar de concertos junto à Orquestra Sinfônica de Campinas, Filarmônica de Rio Claro e Orquestra Sinfônica da Unicamp. Convidada a se apresentar junto ao violista Wilfried Strehle e o clarinetista Manfred Pries (ambos integrantes da Orquestra Filarmônica de Berlin) no recital de encerramento de Semana de Master Class. Tem se apresentado em diversas salas no Brasil e no exterior. Bolsista da Fundação Rotary 2007-2008 que possibilitou aperfeiçoamento técnico e interpretativo na École Normale de Musique de Paris sob a orientação dos Profs. Edson Elias e Maria Helena Elias.


LUCAS MARTINELLI DE LIRA, graduado pela Unicamp, freqüentemente atua como músico convidado em diversas orquestras do país, como Sinfônica Municipal de Campinas, Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto, Orquestra Sinfônica da Unicamp, Orquestra Sinfônica de Americana, Orquestra Filarmônica de Rio Claro e Orquestra Filarmônica de Piracicaba. Participou em festivais, como: Oficina de Curitiba (2001, 2002 e 2004), Festival Internacional de Campos do Jordão - núcleo Tatuí (2001 e 2002) e Festival de Juiz de Fora (2004) que oportunamente aprimorou-se com os renomados professores internacionais Emmanuel Pahud (ouvinte), Michael Debost ( França) e Keith Underwwod ( EUA). Destacando-se no cenário musical como solista e camerista, atua como integrante do Grupo de Música Brasileira da Unicamp e Quinteto de Sopro formado por músicos da Orquestra Sinfônica da Unicamp. Vencedor do Concurso para Jovens Solistas realizado pelo Rotary Club em maio de 2009, o qual proporcionou intercâmbio com a Universidade de Iowa - EUA entre março e abril de 2010.


NUNNO DELLALIO é tenor com formação em Regência Coral e Técnica Vocal pelo Centro de Cultura e Arte da PUC – Campinas. É professor de música e apresentou-se no "Master Class de Canto Lírico", tradicional evento da área erudita, ao lado do tenor internacional japonês Kohdo Tanaka e da mezzo-soprano Regina Elena Mesquita, no Teatro Municipal de São Paulo. Atuou na ÓPERA LO SCHIAVO assessorando todo o corpo artístico quanto à pronúncia italiana pelo o seu pleno domínio e atuou também no Coro da Unicamp. Apresentou-se como solista com o recital: Zequinha de Abreu. Participou como tenor solista no concerto: “UMA NOITE DE ÓPERAS” junto a Banda Sinfônica do CTA, em São José dos Campos. Apresentou-se como solista, acompanhado pelo o pianista Chiquinho Costa, no SESC- São José dos Campos .


CONCERTO: “OS CLÁSSICOS INTERNACIONAIS”


Dois períodos de extrema importância no campo musical foram sem dúvida o período clássico e o romântico, não só por sua produção musical, mas pela magnitude de seus compositores.
No classicismo, temos Mozart, um gênio a serviço da música, que nos deixou um tesouro em forma de música, desde canções de câmara, obras para piano, concertos às sinfonias e óperas.
Neste programa de 02 de maio de 2010, será apresentado seu trio k. 498 – composto para esta inusitada formação instrumental: piano, viola e clarinete, obra esta que influenciou anos mais tarde, o compositor Robert Schumann, que resolvera também se utilizar desta formação compondo um ciclo de quatro pequenas peças, intitulado Märchenerzählungen (Contos de Fada), das quais apresentaremos a I e III.
Além da obra instrumental, principalmente pianística, Schumann destaca-se por suas composições vocais, porém compôs apenas uma ópera, ao contrário de Vicenzo Bellini, que se destacou por suas importantes óperas – Norma, La sonnambula, I Puritani – do qual apresentaremos suas canções de câmara, porém com forte influência operística.
Finalizando, de Max Bruch, duas das oito peças op. 83 compostas para clarinete, viola e piano, peças onde o compositor explora o lirismo e o contraste existente entre a sonoridade de instrumentos tão distintos.

Programa

J. S. Bach
"Sonata em G menor BWV1020"
AllegroAdagioAllegro
G. Enesco
"Cantabile e Presto"

V. Bellini – 5 canções
Dolente imagine di Fille mia
Malinconia, Ninfa gentile
Vaga luna che inargenti
Bella Nice, che d´amore
Torna, Vezzosa Fillide

B. Martinu
"First Sonata"
Allegro moderato
Adagio
Allegro poco moderato
----------------------------------------------------------------------
FRASE DO DIA:


"A VIDA É A INFÂNCIA DA NOSSA IMORTALIDADE." (Goethe)
----------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário