Páginas

domingo, 6 de junho de 2010

MAIS UMA NO PAÍS DA "ALEGRIA" ! ESSA É NO RIO !


ESTÃO QUERENDO TIRAR O BUSTO DE CARLOS GOMES DO FOYER DO THEATRO E COLOCÁ-LO EMBAIXO DO THEATRO, ONDE FUNCIONOU O RESTAURANTE "ASSIRIUS" !!!!!!!!!!!!!!!!


Recebi este e-mail de um amigo, que esteve na reabertura do Theatro Municipal do Rio de Janeiro:
Denise,
Estou aprofundando minhas informações sobe o ocorrido. Os conhecedores de ópera saíram indignados com a montagem de "O Trovador". A Diretora de Theatro, Bia Lessa, não entende nada de música. Nem consultou o libreto da ópera que tem ação no século XV, nas cidades de Biscáia e Aragão. Por isso, fugiu ao tema. O cenário parecia um palco de circo de saltimbancos, trapezistas, palhaços, etc. É preciso entender que para entender o resumo dos libretos a pessoa tem de possuir certo grau de instrução. Por exemplo: para entender a ópera "Tosca",o indivíduo tem de saber sobre Napoleão Bonaparte que conquistou a Europa. Naquela época, reinava na Itália a Rainha Carolina que tinha no Barão Scarpia seu Chefe-de-Polícia. A personagem Floria Tosca, era cantora lírica que se apresentava para a corte no Palácio Farnese. Os dois últimos atos, já se passam no Castelo de Santo Angelo (fortaleza de presos políticos que seguiam Voltaire, que pregava a derrubada da monaquia). Angelotti, irmão da Marqueza de Attavanti que havia fugido encontrando-se com o pintor Cavaradossi no átrio da Igreja de Santo André, no 1 ato, quando todos os personagens se encontram e a cena termina com o famoso Tedeum. O pintor objetivando conquistar a Marqueza, pinta o quadro com sua efígie. Scarpia quando entra, logo reconhece a pintura e segue a pista do fugitivo. Então, já não é necessário contar o resto. As cenas são realmente dramáticas. Bia Lessa, jamais poderia encenar Tosca. PORQUE NÃO PODERIA TRANSFORMAR A IGREJA, A FORTALEZA, os aposentos de Scarpia, etc...

Ocorreu com "Il Trovador" o contrário. Todos os cenários foram violentados. A iluminação do Theatro estava exagerada. Não havia soldados medievais. Bia desmonta o átrio do Palácio de Alliaféria, local onde a porta leva aos aposentos do Conde de Luna, fortemente guarnecido por soldados por causa da prisão do misterioso "trovador". Culpa do fiasco de quem nomeou D. Carla Camurati para dirigir um Theatro de tradição memorável e não num Theatro de variedades.
---------------------------------------------------------------------------------
COMENTÁRIO DA DENISE:

O QUE MAIS FALTA ACONTECER NESTE PAÍS DE ÍNDIOS, HEIN ?
É POR ISSO QUE TEMOS QUE IMITAR COMO PAPAGAIOS TUDO O QUE VEM DE FORA !!
NÃO TEMOS EDUCAÇÃO E NEM CULTURA PARA AGIRMOS COMO PAÍS CIVILIZADO !
CONFORMEMO-NOS COM O CARNAVAL, O FUTEBOL E JÁ ESTÁ ÓTIMO,POIS, TEM TUDO A VER COM NOSSO PERFIL.
E VAMOS CONTINUAR ASSIM... VERDADEIROS MARIONETES NAS MÃOS DOS GOVERNANTES.
NÃO CUIDAMOS DO QUE É NOSSO !!!!!!!!!!!
NÃO VALORIZAMOS NOSSA HISTÓRIA !!!!!!!!!
CADA POVO TEM O QUE MERECE.
---------------------------------------------------------------------------------

Um comentário:

  1. História e Cultura andam lado a lado.
    Somos um país jovem, que passou a ter certa relevância a partir de l808, com a chegada de D. João VI.
    Mas chegaremos lá ...
    A História como Ciência já é vista com outros olhos no Brasil.
    Tenho esperanças ....
    Rogoldoni

    ResponderExcluir