Páginas

sexta-feira, 23 de julho de 2010

CAMPINAS "SEM TEATRO" E "SEM MUSEUS"



"Campinas não tem dado a mínima atenção ao aspecto cultural, com uma total falta de iniciativa à Arte, desconsiderando a classe artística, quando não os paga.
Só tem acesso a espetáculos de peso, os campineiros que possuem condições financeiras para ir assistí-los em grandes centros."

Campinas virou as costas à sua tradição e raízes de centro cultural, terra de CARLOS GOMES, para priorizar eventos populares, também necessários, claro, enquanto o "teatro" do Centro de Convivência, com uma maquiagem muito mal feita, com camarins que mais parecem saídos de um filme de terror, cai a olhos vistos, e o Castro Mendes

que há muito tempo serve como centro de lazer de vagabundos. Existe nesta cidade de Campinas total falta de apoio à atividade artística.


E os Museus ? Ah ! Os Museus, meu Pai do Céu !
70% sem funcionamento, precisando de restauração. O Museu do Negro não possui sede.
O Museu de Arte Sacra só abre de vez em quando simplesmente porque não possui funcionários.


O Museu de Arte Contemporânea possui um funcionamento que considero "meia-boca", talvez por estar ao lado da Prefeitura.

O Museu da Cidade, cheio de infiltrações, goteiras e problemas no sistema elétrico, se arrasta há mais de dez anos, pondo em risco um rico acervo de mais de 7 mil peças.


E o MUSEU CARLOS GOMES, é a maior vergonha de Campinas: por ser o Museu do mais importante campineiro de todos os tempos, o MAESTRO ANTONIO CARLOS GOMES, (a não ser que apareça algum jogador de futebol e desbanque a importância de CARLOS GOMES para Campinas, para o Brasil e para o mundo - afinal neste país tudo é possível),está espremido num espaço minúsculo, velho e empoeirado. Mesmo contendo um acervo de importância mundial, não abala a Administração pública !

Talvez se lá fossem guardadas as fantasias e os apetrechos dos carros alegóricos do carnaval, já teríamos o novo MUSEU CARLOS GOMES construído no terreno no alto do Taquaral, com 2,5 metros quadrados, que foi doado para este fim... que não aconteceu.
Quando as chuvas aumentarem aquelas goteiras e todo o acervo CARLOS GOMES (e outros) for irremediavelmente destruído, não venham chorar o leite derramado.
Felizmente, o meu acervo, em ininterrupto crescimento, está seguro em minha casa.

Depois, quando digo em meu livro, que o Brasil jamais será um país civilizado, alguém vem me dizer que isto parece uma previsão.
E eu digo: precisa ser vidente ?

Em um país onde a cultura é completamente ignorada e negligenciada, a ignorância passa a reinar e impede o desenvolvimento.

-------------------------------------------------------------------------------------
FRASE DO DIA:


"NÃO O QUE O HOMEM É, E SIM APENAS O QUE ELE FAZ É O PATRIMÔNIO QUE NÃO PODERÁ JAMAIS SE PERDER." (A. D.)
-------------------------------------------------------------------------------------
UM RECADO:


Gostaria muito que quem lesse meu blog, fizesse comentários: críticas, sugestões, elogios, idéias criativas, reprimendas, tudo isso será muito benvindo, afinal é assim que se aprende e se cresce.
Os amigos são livres pra dizerem o que quiserem e da mesma forma o são os "menos-amigos" e os "nada-amigos".
Como já disse anteriormente, meu compromisso é com a verdade apenas e não faço "acordos", nem "conchavos" e pago um alto preço por isso, mas durmo muito bem.
Portanto, podem escrever à vontade !
------------------------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário