Páginas

quarta-feira, 28 de julho de 2010

CHORAR FAZ BEM - Martha Medeiros

CHORAR FAZ BEM
Martha Medeiros



(...) Comecei a ficar mais atenta às verdadeiras razões dos meus choros,
que, aliás, costumam ser raros.
Já aconteceu de eu quase chorar por ter tropeçado na rua,
por uma coisa à-toa.
É que, dependendo da dor que você traz dentro,
dá mesmo vontade de aproveitar a ocasião para sentar no fio da calçada
e chorar como se tivéssemos sofrido uma fratura exposta.
Qualquer coisa pode servir de motivo.
Chorar porque fomos multados, porque a empregada não veio,
porque o zíper arrebentou bem na hora de sairmos pra festa.
Que festa, cara-pálida ?
Por dentro, estamos em pleno velório de nós mesmos,
chorando nossa miséria existencial, isso sim.
Não pretendo soar melodramática,
mas é que tem dias em que a gente inventa de se investigar,
de lembrar dos sonhos da adolescência,
de questionar nossas escolhas,
e descobre que muita coisa deu certo, e outras não.
Resolve pesar na balança o que foi privilegiado e o que foi descartado,
e sente saudades do que descartou.
Normal, normalíssimo.
São aqueles momentos em que estamos nublados,
um pouco mais sensíveis do que gostaríamos,
constatando a passagem do tempo.
Então a gente se pergunta:
o que é que estou fazendo da minha vida?
Vá que tudo isso passe pela sua cabeça
enquanto você está trabalhando no computador.
De repente, a conexão cai,
e em vez de desabafar com um simples palavrão,
você faz o quê ?
Cai no berreiro.
Evidente.
Eu sorrio muito mais do que choro,
razões não me faltam para ser alegre,
mas chorar faz bem, dizem.
Eu não gosto.
Meu rosto fica inchado e o alívio prometido não vem.
Em público, então, sinto a maior vergonha,
é como se estivesse sendo pega em flagrante delito.
O delito de estar emocionada.
Mas emocionar-se não é uma felicidade ?
Neste admirável mundo de contradições em que a gente vive,
podemos até não gostar de chorar,
mas trata-se apenas da nossa humanidade se manifestando:
a conexão do computador, às vezes, cai;
por outro lado, a conexão conosco mesmo, às vezes, se dá.
Sendo assim, sou obrigada a reconhecer:
chorar faz bem, não importa o álibi.
É sempre a dor do crescimento.
---------------------------------------------------------

4 comentários:

  1. Parabéns! Percebi que vc está "turbinando" o blog, isso é bom.

    Precisamos mudar a cara dele, um novo Layout, vai bomber se a gente cuidar. Como já disse: ele é bom demais para ficar restrito a poucas pessoas.

    Infelizmente, o layout não dá para enviar instruções, é bem complicado.
    Bj

    ResponderExcluir
  2. Meu amigo J. !

    Descobri que posso responder a quem escreve por aqui !!

    Obrigada, foi seu blog bacaníssimo que me inspirou !!

    Beijo !

    ResponderExcluir
  3. Denise,
    Está arrasando seu blog! Venho sempre aqui.

    ResponderExcluir
  4. Que bom, amiga !
    E que bom que os comentários estão surgindo e eu posso, com eles, ter idéia se estou no caminho certo ou quando desvio dele !
    Continue, por favor !
    Às vezes, fico achando que extrapolo, outras vezes penso que ninguém lê... essas coisas.

    Beijo

    ResponderExcluir