Páginas

quinta-feira, 29 de julho de 2010

DAS COISAS DE CARLOS GOMES







O ETERNO RELAXO DO BRASIL


Mais um e-mail do meu amigo Guy, revelando o relaxo com que as coisas de CARLOS GOMES são tratadas:

"Querida Denise

Um absurdo!
Fontes do Theatro Municipal informaram que as óperas "Il Guarany" e Lo Schiavo", ambas do Maestro brasileiro CARLOS GOMES, não são encenadas, porque não existem os cenários.
Segundo informou-se, Tatiana Memória, Diretora da Central de Inhaúma, resguardou os cenários existentes feitos por Mario Conde, Fernando Pamplona e Santa Rosa(ambos cenógrafos de categoria).
Entretanto, as chuvas que caíram sobre a cidade comprometeram o trabalho. Consultado, o ex-Diretor do Theatro Municipal, sr. FERNANDO BICUDO, que declarou que os cenários completos das aludidas óperas estão guardados na OPERA/BRASIL, e são de sua exclusiva responsabilidade, colocando gratuitamente à disposição do Municipal, os cenários e guarda-roupa e adereços das óperas acima.
Bicudo prontificou-se a emprestar os cenários, desde que o Governo do Estado os devolva em perfeito estado.
Os ditos cenários foram exibidos já em vários Estados e FORAM JÁ MONTADOS no Theatro Municipal de Campinas na encenação completa em 30.9.2004.
Ressalte-se, que a Prefeitura de Campinas demoliu o histórico Theatro de Campinas para dar lugar a um estacionamento de carros.
Assim, vemos a vontade de enterrar as óperas do maestro de Campinas.

Conclusão: um insulto aos músicos e frequentadores das temporadas líricas que não existem mais. Até quando a incompetência impedirá os espetáculos do Theatro Municipal????

Obs: A nota acima, é reproduzida em minha página de recados no ORKUT.

Um beijo carinhoso de seu amigo gomesiano"

GUY MACHADO

--------------------------------------------------
CCLA PEDE SOCORRO

by Gustavo Osmar Mazzola

Aqui, um escancarado pedido de socorro do Centro de Ciências de Campinas:
"Uma entidade centenária que abriga dois museus, um reverenciando a figura de CARLOS GOMES, tendo em seu acervo o piano que pertenceu ao maestro e mais de 3 mil partituras originais de suas obras, e outro guardando o busto, fotos e livros de Campos Salles; uma biblioteca com mais de 120 mil livros, jornais e revistas que contam a história da cidade; uma pinacoteca com cerca de 180 telas, onde estão obras famosas de Lasar Segall, Pedro Alexandrino, Almeida Júnior; um amplo auditório, com acomodações, em formato de anfiteatro, para mais de duzentas pessoas, dotado de moderno equipamento de projeção cinematográfica, sistemas de som e de audiovisual.

Esse é o Centro de Ciências, Letras e Artes de Campinas, que agoniza. Sobrevive, hoje, a custa do trabalho árduo de alguns abnegados, que não se cansam de bater em portas e mais portas, quase sempre muito bem fechadas para eles, em busca de apoio, de atenção, de soluções financeiras que os ajudem a continuar nessa obra cultural, que faz parte da própria história da cidade.

É a realidade cruel: exausta de sentir na pele o esquecimento da comunidade onde se instala, pede socorro. Precisa urgentemente de verbas, oficiais ou saídas da iniciativa privada, pois os custos de manutenção já superam sua parca receita: mensalidades de seus poucos associados e uma única renda provinda da locação de parte de sua propriedade imobiliária. Mas nada de desânimo, pois a entidade ainda acredita na chegada a qualquer momento de boas notícias, deste ou daquele núcleo das forças vivas de Campinas, que, enfim, compreendam o risco de se deixar escapar de suas mãos um tesouro assim tão valioso.

É mesmo uma história bem simples: César Bierrenbach e intelectuais motivados pela filosofia positivista, com apoio de cientistas do recém-instalado Instituto Agronômico e mestres do Colégio Culto à Ciência, ambos de Campinas, pensavam em formar um grêmio de estudos científicos. Mas o projeto logo evoluiu para uma aventura muito maior, a criação de uma entidade cultural que chamaram de Centro de Ciências, Letras e Artes. A constituição de uma associação privada em histórica Assembleia Geral no Clube Campineiro aconteceu no dia 31 de outubro de 1901 e contou com a participação de 99 assinaturas de cidadãos interessados no cultivo das ciências, das letras e das artes.

Cento e nove anos se passaram, e esta é sua realidade em 2010: dificuldades de manutenção dessa bela obra cultural e histórica. Mas apesar de tudo isso, seus dirigentes não param de sonhar, pois aí está a grandiosidade de suas intenções criativas.

Uma nova sede é o plano para o futuro. Terreno já existe, colocado sob a forma de comodato pela Prefeitura de Campinas no alto do bairro Taquaral.

Quem decide conhecer as atuais instalações da entidade, na rua Bernardino de Campos, 989, começa sua visita subindo uma escadaria de mármore, que o colocará frente a um quadro onde se vê o futurístico projeto arquitetônico da nova sede. Mas ainda faltam os meios para a concretização desse sonho: 7 milhões de reais.

Não há problema: um dia o Centro de Ciências, Letras e Artes chega lá."
---------------------------------------------------
COMENTÁRIO DA DENISE:
Bom, o primeiro ESCÂNDALO é aquela escada enorme que se tem que subir, se quiser chegar ao CCLA.
Deficientes e cadeirantes ? Nem pensar, pois, não existe acesso !
Aliás, aquele "acesso" já deve ter matado muita gente que ía ali e morreu sem saber que foi "de escada do CCLA".

O segundo ESCÂNDALO é a existência do famigerado terreno no alto do Bairro Taquaral. Lugar perfeito para o Museu CARLOS GOMES, uma vez que o maestro amava a natureza e neste bairro ela é exuberante.

O terceiro ESCÂNDALO" é a acomodação de se pensar que o CCLA sozinho, "um dia chega lá".
Chega lá sim, no mesmo lugar que chegou o Theatro Municipal CARLOS GOMES de Campinas, aquele...lembram ? O do prefeito Ruy Novaes, o demolidor ! Demolidor da Arte, da Beleza, dos sonhos de Campinas e do futuro da cultura campineira.
Foi neste "sr." que o campineiro votou.

Aliás, neste quesito, o brasileiro é "expert".
É "expert" também, em preservar a história.
Querem outro exemplo, que pensando em meu livro eu me lembrei ?
A máscara mortuária de CARLOS GOMES, réplica da original que se encontra em Belém e que foi descoberta por um funcionário, provavelmente um encarregado da reforma do Centro em 1982 e que, por pura ingenuidade (nem sabia do que se tratava), mostrou ao presidente da entidade na época.
A máscara estava no meio de entulhos, amarelada pelo tempo, num velho estojo sem tampa e forrado com feltro vermelho todo rasgado. Ela estava suja e bastante estragada e quebrada logo abaixo do nariz.

Esta é a maneira que o Brasil cuida de seu tesouro e de sua história.
Campinas, terra de CARLOS GOMES - Campinas que não cuida de CARLOS GOMES - Campinas que usa o nome de CARLOS GOMES quando convém.

"Quem sabe" em letras maiúsculas dá pra entender melhor:

SR. PREFEITO !
O CCLA ESTÁ MORRENDO !!
SR. SECRETÁRIO DA CULTURA !
O CCLA ESTÁ AGONIZANDO !
SRS. POLÍTICOS !!
O CCLA ESTÁ PRECISANDO DE VOCÊS!

Façam alguma coisa a este respeito ! Parem de inventar leis do "cocô", de "soldados japoneses" e outras abobrinhas e AJUDEM o CCLA.

Senão, sabem o que vai acontecer ? Quem cuida dele acaba se cansando e até morrendo e tudo aquilo vai virar espaço pra Bingo ou coisas do gênero.
---------------------------------------


Castro Mendes
Rosana Maria Present
Bailarina, Campinas

Sou campineira e como bailarina, coreógrafa e diretora artística, já participei de 5 óperas e 7 ballets de repertório. Todos eles realizados no Teatro Castro Mendes. Nas últimas óperas, tivemos até legendas no topo da boca de cena. Será que o pé direito é mesmo muito baixo, se até isso foi possível fazer? Sou mais uma das muitas pessoas indignadas com a retirada do fosso do “novo” Teatro Castro Mendes. De nada adianta divulgar Campinas como sendo a cidade de CARLOS GOMES se nem ao menos temos um teatro decente para apresentar as suas óperas. Será que teremos que voltar para o Ginásio do Taquaral, como fazíamos antes da abertura do Castro Mendes? Que triste retrocesso!
----------------------------------------------------
COMENTÁRIO DA DENISE:

É... enquanto Paulínia anda pra frente e a todo vapor... Campinas anda aos saltos olímpicos pra trás !!!

ACORDA CAMPINAS !!!

SUCESSO SEMPRE, PAULÍNIA !!!
---------------------------------------------------
FRASE DO DIA:


"EDUCAI AS CRIANÇAS, PARA QUE NÃO SEJA NECESSÁRIO PUNIR OS ADULTOS."(Pitágoras)
---------------------------------------------------
UM RECADINHO:



Gostaria muito que quem lesse meu blog, fizesse comentários: críticas, sugestões, elogios, idéias criativas, reprimendas, tudo isso será muito benvindo, afinal é assim que se aprende e se cresce.
Os amigos são livres pra dizerem o que quiserem e da mesma forma o são os "menos-amigos" e os "nada-amigos".
Como já disse anteriormente, meu compromisso é com a verdade apenas e não faço "acordos", nem "conchavos" e pago um alto preço por isso, mas durmo muito bem.
Portanto, podem escrever à vontade !


---------------------------------------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário