Páginas

segunda-feira, 26 de julho de 2010

HOJE É DIA DA VOVÓ !!

HOJE É O DIA DA VOVÓ !!

“Ser avó é a coisa que mais rejuvenesce. É melhor do que uma plástica”.
(Maria Victoria de Mesquita Benevides)

Para homenagear-me e às minhas "colegas" de profissão e situação, aí vai um poema de Bilac, que acho muito bonitinho... mas, antiiiiiiigoooo !
Sr. Bilac, me desculpe, mas no seu tempo era assim, agora não é mais:
A AVÓ
Olavo Bilac



A avó, que tem oitenta anos,
Está tão fraca e velhinha!...
Teve tantos desenganos!
Ficou branquinha, branquinha,
Com os desgostos humanos.



Hoje, na sua cadeira,
Repousa, pálida e fria,
Depois de tanta canseira:
E cochila todo o dia,
E cochila a noite inteira.



Às vezes, porém, o bando
Dos netos invade a sala...
Entram rindo e papagueando:
Este briga, aquele fala,
Aquele dança, pulando...
A velha acorda sorrindo,
E a alegria a transfigura;
Seu rosto fica mais lindo,
Vendo tanta travessura,
E tanto barulho ouvindo.



Chama os netos adorados,
Beija-os, e, tremulamente,
Passa os dedos engelhados,
Lentamente, lentamente,
Por seus cabelos, doirados.



Fica mais moça, e palpita,
E recupera a memória,
Quando um dos netinhos grita:
"Ó vovó! conte uma história!
Conte uma história bonita!"



Então, com frases pausadas,
Conta historias de quimeras,
Em que há palácios de fadas,
E feiticeiras, e feras,
E princesas encantadas...



E os netinhos estremecem,
Os contos acompanhando,
E as travessuras esquecem,
— Até que, a fronte inclinando
Sobre o seu colo, adormecem...



As vovós agora, frequentam academias (que não é a de Ciências, Letras e Artes), vão pro cinema sozinhas, viajam todos os anos e não é pra Águas de Lindóia, não !
Querem Las Vegas e Miami... as mais comportadas optam pela Europa.


As vovós menos endinheiradas, não dispensam um Bingo ou um bom rastapé, tudo acompanhado de uma boa e gelada cervejinha !
Namorados, tem aos montes... se não tem é porque não querem; dizem que preferem ficar longe dos "imbitchos"...

Mas modernosas ou "saradas", elas ainda são vovós e não perdem nunca o açúcar que só a vovó sabe ter.
As mamães que me desculpem, mas vovó é indispensável a qualquer neto.
E Bilac... tenha dó ! Antes sim, agora não !



As vovós de hoje querem mais é divertir-se, porque a vida está aí é pra viver, não é mesmo, "colegas" ?
Quem tiver coragem, que me desminta, uai !
--------------------------
UMA VOVÓ DO BARULHO
Rosângela Goldoni
(minha amiga poeta !)



Quando eu for bem velhinha
não quero ocupar ninguém
volto a ser criancinha
embora não seja neném.

Muito antes de velhinha
pretendo meu jeito mudar
vou levar minha vidinha
não tem chope tomo chá.

outro problema que existe
e pretendo resolver
não quero morar com filhos
nem deles depender.

E eu que falo demais
não aceito desacato
vou-me embora de fato
e deixo tudo pra trás!
---------------------------
FRASE DO DIA:

"HÁ COISAS QUE SÓ O AMOR DE VÓ FAZ." (A.D.)
-------------------------------------------------

Um comentário:

  1. Mesmo com atraso, Parabéns aos avós!
    Deve ser muito especial.
    Eu ainda não tenho netos.
    Rosângela

    ResponderExcluir