Páginas

domingo, 25 de julho de 2010

MAS... CADÊ CARLOS GOMES ?





"(...)...Estava em São Paulo, em uma dessas livrarias gigantes do ramo, de origem francesa. Encontro um livro que chama minha atenção de cara. Ópera de András Batta, livro de mesa, enorme, pesado. Penso que deve custar uma fortuna, volume importado com 917 páginas, escrito em espanhol. Descreve mais de 300 óperas, destaca o contexto histórico e suas peculiaridades musicais, os grandes intérpretes e diretores, data de estréia e partitura dos temas mais conhecidos. Tudo isso regado a milhares de fotos em uma edição de luxo e capa dura. Preço da encrenca: R$ 145,00. Nem titubeei, comprei na hora.
Nele, pude conhecer compositores que sequer tinha ouvido falar, óperas que nem imaginava que existiam. Um requinte. Folheei empolgado, me maravilhei com fotos de produções por todo mundo, cores vivas que chegam a ser excitantes. Passada a empolgação, procuro pelo grande compositor nacional de óperas, CARLOS GOMES. Encontro duas míseras páginas e uma única ópera descrita, Il Guarany. As fotos são da produção da Ópera de Bonn, 1994, com Plácido Domingo, Veronica Villaroel e regência de John Neschling. Fico nervoso, compositores de menor expressão ou sem expressão alguma tiveram mais espaço que nosso conterrâneo.
Cadê as outras óperas do CARLOS GOMES? Il Schiavo, Maria Tudor e Fosca merecem estar nesse livro. São obras de peso, com bons libretos e orquestração intensa. Mas sequer foram citadas. Esquecidas ou desconhecidas? Diria que desconhecidas e a culpa é nossa, desprezamos nosso maior compositor de óperas. DVD da obra do CARLOS GOMES comercial só existe um, Il Guarany lançado pela Secretaria de Cultura do Pará e quase inacessível. Se o campineiro tivesse nascido em Boston ou Chicago, todo seu trabalho estaria nesse livro. Ele seria cultuado como o maior compositor das Américas (na minha opinião ele é) e nós aplaudiríamos.

Santa injustiça, depois disso só fumando uma inebriante arguile sabor duas maçãs para relaxar e viajar com as óperas de CARLOS GOMES na cabeça."

Ali Hassan Ayache
----------------------------------------------
COMENTÁRIO DA DENISE:
Mais um triste relato de alguém que chocado, percebe que CARLOS GOMES simplesmente não é citado e nem lembrado.
Esse revoltante "esquecimento" dispensado ao maior compositor de ópera das Américas será que não vai ser corrigido nunca?
Não vejo a hora de lançar meu livro para que um novo impulso seja dado a este brasileiro genial, que só soube elevar o nome de seu desconhecido país no século XIX.
E, se Deus quiser, este livro dará um novo impulso às coisas de CARLOS GOMES e até conseguirá trazer suas óperas de volta à vida.



Mas aí, vem um decadente ator americano, Stallone, debocha do povo brasileiro e a gente se revolta e acha ruim !
E aí vem outro ator americano imbecil, Robin Williams, achincalha o povo brasileiro e a gente reclama !
Reclamamos de quê ?
De sermos maria-vai-com-as-outras ? De vivermos lambendo a rabo de americanos e achando lindo ? De sermos marionetes de políticos corruptos ?
De nos vendermos por alguns tostões a candidatos às vésperas de eleições ?

Cai na real, Brasil, nós só damos valor ao que vem de fora, desde grifes à música.
Cantamos músicas em "ingrêis", criamos nomes de lojas, shoppings e supermercados em línguas estrangeiras, quando mal conseguimos escrever o português corretamente. É só dar umas voltinhas pela cidade que se vangloria de sua UNICAMP e a gente coleciona aberrações de placas, banners, faixas, num português de chorar.

Acorda, Brasil, só votem em quem se preocupar com a Educação e a Cultura!!!!!!!
Um país que não sabe valorizar os seus artistas não tem futuro.
E pelo andar da carruagem, corremos o sério risco de continuarmos subdesenvolvidos: em nosso amor-próprio.
--------------------------------------------------
FRASE DO DIA:


"NÃO SE DEVE FAZER MONUMENTOS AOS ARTISTAS PORQUE ELES JÁ O FIZERAM COM SUAS OBRAS."(Antonio Gaudí y Cornet)
-------------------------------------------------

2 comentários:

  1. Alguém já disse que o povo brasileiro tem memória curta.

    Disso não tenho a menor dúvida, é só olharmos para a história; os políticos corruptos reeleitos em vários pleitos já é um bom termômetro para medir o que digo.

    Obrigado pelos comentários deixados lá no Notas...

    Ah, quero dizer a vc que seu blog coloquei um link em destaque; dê uma olhada lá na coluna da direita.
    É uma honra ter vc como admiradora.

    Com referencia ao ultimo e-mail aguardo sua opinião.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pelo comentário, amigo !!

    Abraço

    ResponderExcluir