Páginas

sexta-feira, 23 de julho de 2010

ÓPERA NA RUA, POR QUE NÃO ?



Já que Campinas não tem teatros... por que não ouvimos óperas assim ?
As crianças passariam a ouvir a boa música, que chegaria como uma chuvinha miúda !



Quem não aprecia a ópera,começaria a ouvir trechos maravilhosos e terminaria por gostar ! Não se ama o que não se conhece.
Muitos não irão acreditar, mas meus dois cachorros e minhas plantas adoram a boa música: eles se acalmam e elas ficam mais bonitas e perfumadas. Experimente fazer o mesmo, quem não acreditar.


No Giovanetti seria estupendo !
Nos Shoppings... praças... hospitais (muito importante !)
Nas ESCOLAS então, fantástico. Começaria a Educação deste povo tão carente de atenção verdadeira.




Nos mercados, supermercados...
Já que a prefeitura não quer dar cultura ao povo, (o que lhe é muito interessante) já que a secretaria de cultura não paga os artistas, (o que lhe é característico) porque não levar a Arte para as ruas ?
É uma idéia a ser analisada com carinho pelos empresários de Campinas.
Os lugares teriam uma platéia interessada e isso geraria lucro !
É inútil discutir-se se "campineiros ou campinenses".

Sei que não estamos no primeiro mundo, mas podemos seguir, nem que seja bem aquém, seus passos.
Estas "performances", é claro, são todas de primeiro mundo, mas por que não fazê-lo aqui em Campinas, que arrota aos quatro cantos, quando convém, ser a terra de CARLOS GOMES ?
Eu ví jovens tocando violão em metrô de Paris...



... ví gente andando pelas ruas de Milão e lendo um livro, mal olhando para os carros que passavam. E sabem por que ?
Porque lá, quem encosta em pedestre paga um preço muito alto. (igualzinho aqui)
Ví também cães em restaurantes, ônibus e até em teatros, tanto na França, como na Itália e também na Suíça. Lá, eles se comportam melhor que muita gente daqui do Brasil.
Não somos Europa, mas a verdade é só uma: é urgente que se faça algo pela Educação deste povo, para que ele, ao menos comece a ter uma nova ótica e aprenda a votar em "gente". E temos que começar com as crianças... os adultos já cresceram errado.
É premente uma providência pela Cultura de Campinas e do Brasil.
Senão, sobrarão apenas Dilmas e Lulas ! Aí então, viramos uma selva.
Dêem sua opinião a respeito deste tema !
--------------------------------------
E meu amigo Guy Machado manda-me outro e-mail que vem bem a calhar:


Prezada Denise
Seu brado de revolta é o mesmo em todo o Brasil. Teatros e Museus abandonados, sem recursos, sem funcionários, sem conservação.
Entretanto, os grandes culpados, são unicamente os eleitores. Votar é uma arma que é válida.
Entretanto, a decadência moral e intelectual, são as causas primárias. O Teatro é uma instituição que nasceu na Grécia antiga. Foi para Roma. Arte envolve música e instrumental. Nas cidades-metrópolis, ainda se ergue um anfiteatro. Concha acústica, etc.
Morreram os grandes maestros, os grandes artistas, músicos e cantores. E não deixaram legados para substituição. No Rio de Janeiro, a Escola de Teatro Martins Pena, continua à espera de talentosos professores e procura alunos para início na arte de representar. Os teatros existentes nos Estados estão transformados em CINEMAS.
O Theatro Deodoro (Maceió), raramente apresenta espetáculos.
E daí vai... Um tenor-lírico, chamado ASSIS PACHECO, levou ao Governo Federal uma proposta equilibrada. Sugeriu alugar um navio e colocar-se nele uma orquestra, bailarinos (uma troup), para correr os Estados.
Haveria economia de hospedagem, pois, todos dormiriam a bordo. Dessa forma levariam um banho de cultura os nordestinos etc...
Tivemos um Ministro da Educação - Dr. Clovis Salgado- que preocupou-se com a divulgação da ARTE. Os demais, por indicação política dos partidos, não entendem, não gostam, não apreciam nada.
O resultado é esse que aí está. Tenho que excluir o Estado de São Paulo. Sempre atento à cultura geral. Os músicos, em geral, desistem.
Passam a tocar nas casas noturnas. Perdem-se talentos.
O Theatro Municipal de Campinas - SP - fechado e na fachada tapumes e borrões de tinta.
Vê-se claramente o abandono em que se encontram. Os governadores não se interessam por arte. Faltam-lhes educação primária nas artes clássicas. É uma desmoralização geral.
Os monumentos públicos estão deteriorados e esquecidos. Os brasileiros nada sabem dos vultos renomados que exerceram grande influência no Mundo.
Morreu o maestro Eleazar de Carvalho, muito preocupado em valorizar o canto e as orquestras. Seguem óbitos diversos. A remuneração é vergonhos para os músicos e cantores.

Volto a dizer: Só podem ser Diretores de Teatros, os Maestros ou Cantores. Enquanto perdurar a indiferença do Poder Público, nossos palcos acabarão a dar lugar a pornografias e mediocridades.
---------------------------------
FRASE DO DIA:


"ONDE HÁ MÚSICA, NÃO PODE HAVER MALDADE." (Miguel de Cervantes)
------------------------------------
UM RECADO:


Gostaria muito que quem lesse meu blog, fizesse comentários: críticas, sugestões, elogios, idéias criativas, reprimendas, tudo isso será muito benvindo, afinal é assim que se aprende e se cresce.
Os amigos são livres pra dizerem o que quiserem e da mesma forma o são os "menos-amigos" e os "nada-amigos".
Como já disse anteriormente, meu compromisso é com a verdade apenas e não faço "acordos", nem "conchavos" e pago um alto preço por isso, mas durmo muito bem.
Portanto, podem escrever à vontade !
-------------------------------------

Um comentário: