Páginas

terça-feira, 27 de julho de 2010

PAULÍNIA NA "POLE POSITION" !







PAULÍNIA DEIXA O RESTO PRA TRÁS !!



CONCERTOS PAULÍNIA 2010
NO THEATRO 1
Depois do "Paulínia Festival de Cinema", agora é a vez dos Concertos Dominicais dominarem o palco do Theatro Municipal daquela cidade.
Neste Domingo, o projeto "Concertos Paulínia 2010" recebe o grupo Solistas de Paulínia e a pianista espanhola Maria Ángeles Iglesias.
A apresentação acontece às 18 hs.
Ótima vopção para o final de semana.

NO THEATRO 2
Na segunda-feira, a atração fica por conta do espetáculo de dança "Clariarce", de Jussara Miller. Sob a direção de Norberto Presta, a apresentação trata de um diálogo entre a dança, a fotografia e a literatura, livremente inspirado em "Água Viva" de Clarice Lispector.
O espetáculo é às 20 hs.

NO ESPORTE
PAULÍNIA LEVA ATLETAS PARA ABERTURA DOS JOGOS REGIONAIS



"Começou oficialmente na noite de terça-feira, dia 20, 54ª edição dos Jogos Regionais em Americana.
A cerimônia de abertura reuniu mais de 6 mil pessoas no Centro Cívico, entre elas, autoridades de toda região, como o prefeito de Americana, Diego De Nadai e do secretário de esportes de Paulínia, Ernesto Gregório.
Durante a festa se apresentaram a Orquestra Sinfônica de Americana; artistas do Cirque du Soleil; coreografias das crianças do programa Criança Total das escolas de base das modalidades esportivas da Prefeitura Municipal de Americana e as delegações das 50 cidades participantes dos jogos também desfilaram para o público.
Paulínia possui uma delegação de 450 atletas e participa de 23 das 25 modalidades dos jogos.

EMPRESÁRIO ERNESTO GREGÓRIO É APRESENTADO COMO O NOVO SECRETÁRIO DE ESPORTES DE PLN


Professor de educação física, com duas especializações em esporte, uma delas em Atlanta, nos Estados Unidos, assume secretaria.

Gregório deixou bem claro que não possui vínculo político com ninguém e que essa nova função é um grande desafio administrativo e profissional.
Entre suas prioridades estão promover a inclusão social dos mais necessitados, jovens e adolescentes em idade de risco, difundindo a atividade física, através de eventos que atinjam toda a população, a fim de gerar qualidade de vida e bem estar, além das construções e reformas de instalações esportivas.
Gregório pretende desenvolver projetos para atrair parcerias de empresas da cidade.

NO CINEMA

O FILME "5 X FAVELA - AGORA POR NÓS MESMOS" FOI O GRANDE VENCEDOR DO PAULÍNIA FESTIVAL DE CINEMA 2010

“5x Favela” é o grande vencedor do Festival com sete prêmios.
Rubens Ewald Filho entrega prêmio para primeira dama Lucila Pavan.
de Manaira Carneiro, Wagner Novais, Rodrigo Felha, Cacau Amaral, Luciano Vidigal, Cadu Barcellos, Luciana Bezerra

Com Silvio Guindane, Gregorio Duvivier, Hugo Carvana, Ruy Guerra
(Rio de Janeiro, 103 min, 35 mm)

www.5xfavela.com.br

Em cinco episódios, totalmente concebidos e realizados por jovens moradores de favelas do Rio de Janeiro, refletem-se as múltiplas faces do cotidiano dos moradores dessas comunidades, fugindo dos estereótipos violentos que existem sobre as favelas. A ideia partiu dos produtores Carlos Diegues e Renata de Almeida Magalhães e resultou nos episódios: Fonte de renda, de Manaíra Carneiro e Wagner Novais; Arroz com feijão, de Rodrigo Felha e Cacau Amaral;Concerto para violino, de Luciano Vidigal; Deixa voar, de Cadu Barcellos e Acende a luz, de Luciana Bezerra. O filme foi muito aplaudido em sessão especial no Festival de Cannes 2010.

Longa-Metragem contemplado pelo Polo Cinematográfico faz seleção de elenco em Paulínia.
Departamento de Dança encerra atividades do 1º semestre de 2010.
Departamento de Musica encerra atividades do 1º semestre com grande evento.

NO BALLET
I PAS DE CUBA


31 de julho de 2010
Horário:20hs.
Classificação etária: Livre
Duração: 1hora e 15 mnutos
Genêro: Ballet
ENTRADA FRANCA
Local: Theatro Municipal de Paulinia
Informações: 19 3933 2140

TRIBUTO A ALICIA ALONSO NO II PAS DE CUBA


O mundo da dança comemora este ano o 90º aniversário de vida da Bailarina Absoluta de Cuba Alicia Alonso, com muitas homenagens nos principais templos desta arte, como a Ópera de Paris e o Teatre Ballet de NY entre outros.

No Brasil a II Gala Pas de Cuba, celebrará a data com um Tributo à grande diva do ballet cubano, no dia 31 de julho no Theatro Municipal de Paulínia, um dos mais importantes do interior do Estado de São Paulo, com capacidade para 1500 lugares. A Gala Pas de Cuba é resultado de um curso intensivo de inverno, com o mesmo nome, o único no país, ministrado por mestres do Ballet Nacional de Cuba, que se realiza anualmente no mês de julho, na cidade de Campinas.

O II Pas de Cuba reuniu este ano mais de cem bailarinos provenientes de vários estados brasileiros além de São Paulo, como Fortaleza, Cuiabá, Curitiba, Goiânia, Minas e Brasília. E mais uma vez também atraiu alunos do exterior, como da School Dance, Arts e Musica of Norwalk e Joffrey Ballet School ambas de NY. Foram mais de 50 academias de ballets representadas no curso.

Realizado pela Perfil Produções, o evento conta com a presença do bailarino principal do BNC, Félix Rodríguez e do também professor da Escola Nacional de Ballet de Cuba, Miguel Rodríguez, a ex-bailarina Sahylly Prasmanes, que por dez anos atuou naquela conceituada companhia cubana e o mestre convidado Roberto Rosa, do Centro Pro Dança de Cuba.

O tributo a Alicia Alonso reunirá trechos dos principais ballets de repertório dançados por ela, ao longo de toda sua carreira, tendo como ponto alto o ballet Giselle, que a projetou mundialmente, na década de 40.





Para homenagear sua mestra maior, Félix Rodríguez, que há décadas convive e acompanha Alicia Alonso em todas as turnês da companhia, fez uma releitura da bela coreografia, criada por ela, para a Sinfonia de Gottschalk “A Night in the Tropics”. Este ballet de extrema graça e beleza já foi visto em várias capitais européias e encantou o público brasiliense, quando apresentado na capital federal do país, na última passagem do BNC pelo Brasil. Com elementos musicais da cultura caribenha, esta sinfonia despertou em Alicia o desejo de coreografá-la e o fez com grande maestria. Louis Moreau Gottschalk é muito conhecido em nosso país por sua bela composição a Grande Fantasia Triunfal Sobre o Hino Nacional Brasileiro.

Para a noite de gala foram convidadas as principais autoridades cubanas em nosso país como o Embaixador Carlos Rafel Zamora Rodriguez e o Cônsul geral de Cuba, Lázaro Méndez Cabrera, além de autoridades brasileiras.

“A homenagem não seria completa – explicou Bernadete Faria promotora do evento – se o espetáculo não fosse de portas abertas, ou seja, entrada franca, para que o maior número possível de pessoas tenha acesso, a esta arte tão popular naquela ilha caribenha e ainda muito distante do cotidianbo de nós brasileiros.”

NA MÚSICA


Vitória Jazz Band
Formada por teclado, contra baixo, bateria, 3 sax e 2 trompetes

Orquestra de violeiros
Sob a regência de Mazinho Quevedo
20 componentes

Grupo Rumo Norte
Formado por vocal, Violão, Teclado, Bateria, Guitarra, Trompete, Contra baixo

E MAIS...


Curso de violão:
1º Estágio
2º Estágio
Atende a 190 alunos

Curso de flauta doce, trompete e trombone:
Atendendo a 45 alunos

Curso de Coral:
Atendendo a 25 alunos

Curso de Teoria Musical:
Aberto para todos os alunos

Contamos com os instrutores de musica:
Olavo Nascimento (Violão)
Fábio Barreto (violão)
Vinícios Muller Soares (Violão)
Vagner Bico (Coral)
Vinícius Ferreira (Teoria Musical)
Carlos Renato (Teoria Musical)
Wagner Portela (Teoria Musical)

NO TEATRO


NÚCLEO INFANTIL


OBJETO DA PROPOSTA
A concepção da proposta O Teatro como Exercício de Liberdade é um Espaço Teatral voltado para o público infantil, onde acontecem os jogos lúdicos.

OBJETIVO
O Teatro como Exercício de Liberdade não visa a formação de mini-atores, mas propiciar à criança um espaço onde ela possa “jogar” (o jogo do teatro) livremente. Resgatar o “fundo de quintal”. Um portal de sonhos onde a criança vivencia as suas fantasias e a sua “visão do mundo”. Se do jogo livre do teatro nasce uma montagem, ela surge não como um fim em si mesmo, mas como meio do desenvolvimento do projeto.

PÚBLICO ALVO
O Teatro como Exercício de Liberdade contempla crianças de 06 a 11 anos, moradoras da cidade de Paulínia, matriculadas regularmente em escola pública ou particular.

CARGA HORÁRIA
O Teatro como Exercício de Liberdade totaliza 160 horas/aula, por módulo.

METODOLOGIA
O Teatro como Exercício de Liberdade comporta duas turmas no período da manhã e duas no período da tarde, totalizando quatro turmas. Cada turma comporta até 20 crianças. Durante o ano o Departamento de Teatro recebe inscrições de crianças, realizadas pelos responsáveis, da comunidade e de período em período são convocadas para as aulas. Uma vez participante do Teatro como Exercício de Liberdade, o aluno necessita de uma freqüência acima ou igual a 75%; bom desempenho; e disciplina e participação. São abordados jogos lúdicos, exercícios corporais e musicalização, entre outros; em duas aulas semanais com duração de duas horas cada aula.

PERÍODO E LOCAL
O Projeto O Teatro como Exercício de Liberdade tem duração de 10 meses; em dois encontros semanais, com início no mês de fevereiro e julho. As atividades acontecem no Espaço Cênico do Departamento de Teatro, situado à Avenida Getúlio Vargas, 128 – Paulínia.

NÚCLEO ADOLESCENTE



OBJETIVO DA PROPOSTA
A concepção da proposta do Núcleo Adolescente da Oficina de Teatro é a continuidade do Espaço Teatral, mas que contempla o público adolescente e onde se iniciam as técnicas básicas de teatro.

OBJETIVO
O Núcleo Adolescente da Oficina de Teatro visa à iniciação da instrumentação de técnicas teatrais, onde o aluno, por meio de atividades lúdicas e técnicas; produz um espetáculo como produto do processo de aprendizagem. É o primeiro módulo de dois.

PÚBLICO ALVO
O Núcleo Adolescente da Oficina de Teatro contempla adolescentes de 12 a 15 anos, moradores da cidade de Paulínia, matriculados regularmente em escola pública ou particular, com ou sem experiência na área teatral.

CARGA HORÁRIA
O Núcleo Adolescente da Oficina de Teatro totaliza 160 horas/aula, cada módulo. A duração de cada módulo é de 10 meses.

METODOLOGIA
O Núcleo Adolescente da Oficina de Teatro comporta duas turmas no período da manhã e duas no período da tarde, totalizando quatro turmas. Cada turma comporta até 20 adolescentes. Durante o ano o Departamento de Teatro recebe inscrições de adolescentes, realizadas pelos responsáveis, da comunidade e de período em período são convocados para as aulas. Uma vez participante do Núcleo Adolescente da Oficina de Teatro, o aluno necessita de uma freqüência acima ou igual a 75%; bom desempenho; e disciplina e participação. São abordados jogos lúdicos, exercícios corporais e musicalização, dramatizações livres e dirigidas, aulas técnicas; entre outros, em duas aulas semanais com duração de duas horas cada aula.

PERÍODO E LOCAL
O Núcleo Adolescente da Oficina de Teatro tem duração de 20 meses, em dois encontros semanais, com início no mês de fevereiro. As atividades acontecem no Espaço Cênico do Departamento de Teatro, situado à Avenida Getúlio Vargas, 128 – Paulínia.

NÚCLEO JOVEM



OBJETO DA PROPOSTA
A concepção da proposta do Núcleo Jovem da Oficina de Teatro é, no decorrer da montagem de um espetáculo, adquirir técnicas teatrais.

OBJETIVO
O Núcleo Jovem da Oficina de Teatro visa à continuidade da instrumentação de técnicas teatrais, onde o aluno, por meio de atividades lúdicas e técnicas; produz um espetáculo como produto do processo de aprendizagem. É o primeiro módulo de dois.

PÚBLICO ALVO
O Núcleo Jovem da Oficina de Teatro contempla jovens de 16 a 18 anos, moradores da cidade de Paulínia, matriculados regularmente em escola pública ou particular, com ou sem experiência na área teatral.

CARGA HORÁRIA
O Núcleo Jovem da Oficina de Teatro totaliza 240 horas/aula cada módulo. A duração de cada módulo é de 10 meses.

METODOLOGIA
O Núcleo Jovem da Oficina de Teatro comporta uma turma no período noturno. A turma comporta até 20 jovens. Durante o ano o Departamento de Teatro recebe inscrições de jovens, realizadas pelos responsáveis, da comunidade e de período em período são convocados para as aulas. Uma vez participante do Núcleo Jovem da Oficina de Teatro, o aluno necessita de uma freqüência acima ou igual a 75%; bom desempenho; e disciplina e participação. São abordados jogos lúdicos, exercícios corporais e musicalização, dramatizações livres e dirigidas, aulas técnicas; oficinas especiais, seminários e debates, estudos dirigidos, entre outros, em duas aulas semanais com duração de três horas.

PERÍODO - LOCAL
O Núcleo Jovem da Oficina de Teatro tem duração de 20 meses, em dois encontros semanais, com início no mês de fevereiro. As atividades acontecem no Espaço Cênico do Departamento de Teatro, situado à Avenida Getúlio Vargas, 128 – Paulínia.

NÚCLEO ADULTO



OBJETO DA PROPOSTA
A concepção da proposta do Núcleo Adulto da Oficina de Teatro é, no decorrer da montagem de um espetáculo, aperfeiçoar as técnicas teatrais adquiridas quando da participação do aluno no Núcleo Jovem da Oficina de Teatro.

OBJETIVO
O Núcleo Adulto da Oficina de Teatro visa à continuidade da instrumentação de técnicas teatrais, onde o aluno, por meio de atividades lúdicas e técnicas; produz um espetáculo como produto do processo de aprendizagem. É o primeiro módulo de dois.


PÚBLICO ALVO
O Núcleo Adulto da Oficina de Teatro contempla pessoas acima de 18 anos, moradores da cidade de Paulínia, com ou sem experiência na área teatral.

CARGA HORÁRIA
O Núcleo Adulto da Oficina de Teatro totaliza 240 horas/aula em 10 meses no ano, cada módulo.

METODOLOGIA
O Núcleo Adulto da Oficina de Teatro comporta uma turma no período noturno. A turma comporta até 20 pessoas. Durante o ano o Departamento de Teatro recebe inscrições da comunidade e de período em período as pessoas são convocadas para as aulas. Uma vez participante do Núcleo Adulto da Oficina de Teatro, o aluno necessita de uma freqüência acima ou igual a 75%; bom desempenho; e disciplina e participação. São abordados jogos lúdicos, exercícios corporais e musicalização, dramatizações livres e dirigidas, aulas técnicas; oficinas especiais, seminários e debates, estudos dirigidos, História da Arte e História do Teatro, entre outros, em duas aulas semanais com duração de três horas.

PERÍODO - LOCAL
O Núcleo Adulto da Oficina de Teatro tem duração de 20 meses, em dois encontros semanais, com início no mês de fevereiro. As atividades acontecem no Espaço Cênico do Departamento de Teatro, situado à Avenida Getúlio Vargas, 128 – Paulínia.
------------------------------------------------------
COMENTÁRIO DA DENISE:
E precisa ?
------------------------------------------------------
FRASE DO DIA:



"Se fosse ensinar a uma criança a beleza da música não começaria com partituras, notas e pautas.
Ouviríamos juntos as melodias mais gostosas e lhe contaria sobre os instrumentos
que fazem a música.
Aí, encantada com a beleza da música, ela mesma me pediria que lhe ensinasse
o mistério daquelas bolinhas pretas escritas sobre cinco linhas.
Porque as bolinhas pretas e as cinco linhas são apenas ferramentas
para a produção da beleza musical. A experiência da beleza tem de vir antes".
(Rubem Alves)
---------------------------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário