Páginas

quarta-feira, 21 de julho de 2010

S.O.S. PAINEIRAS !



OROSIMBO: SOS TENTA SALVAR PAINEIRAS


(...)... a fazer um apelo aos órgãos públicos para que salvem as últimas árvores e alertou para os critérios adotados pela Prefeitura e pela CPFL Paulista nos serviços de poda e manutenção.
A avenida tinha 71 paineiras com mais de 80 anos e a maioria não resistiu às podas.
Hoje restam 29 árvores no trecho entre a Avenida Brasil e a Rua Delfino Cintra, incluindo duas que estão mortas e condenadas a cair a qualquer momento
"-Façam algo para salvar as últimas árvores sobreviventes."
O pedido foi feito por Felgar em carta publicada na edição de sábado passado no Correio.
"-Nos períodos de queda das painas as ruas ficavam brancas. Muita gente vinha colher e fazer travesseiros com as painas que forravam o chão.", disse.
"-Além de fazer parte da história de Campinas, é muito gratificante ver estas árvores no período de florescimento. A cidade fica mais bonita."(...)


ESPECIALISTA DIZ QUE CORTE É INEVITÁVEL

(...) Dionete lembrou do que ocorreu no local há cinco anos, quando a CPFL Paulista fez uma poda radical para evitar acidentes na fiação de energia elétrica e, com isto, 19 árvores condenadas foram retiradas.(...)
(...) A comissão analisou as árvores e as paineiras sobreviventes da Avenida Orosimbo Maia na época.
"-Infelizmente, as árvores aparentemente saudáveis que ainda existem, deverão ser retiradas também nos próximos anos devido às condições inadequadas do local.(...)
(...) Segundo ela, as paineiras estão confinadas às margens do córrego e as raízes não tem espaço para se desenvolver."



------------------------------------------------------------------------------------
COMENTÁRIO DA DENISE:


Não sou engenheira agrônoma, nem "expert" em pesquisa ambiental... não sou bióloga, nem botânica.
Só o que sei é que estuda-se tanto, viaja-se tanto para aprimorar estudos, vai-se a Congressos, Simpósios, Conferências, Cursos e oscambal (pelo menos quem viaja - muitas vezes com o dinheiro público - diz que vai pra estudar e se aperfeiçoar)... então, PROCUREM E ACHEM UMA SAÍDA !!
Quando falo em saída, não é cortando, matando, depredando, afogando, poluindo a Natureza, não. Falo em salvar o que ainda temos e o que vale a pena !

Prestem bem atenção: a Natureza permite, mas não é PARA SEMPRE !!

A prefeitura não resolveu o problema de alagamento da Av. Princesa d'Oeste, mexendo naquela valeta ? E ali rolou muito dinheiro !

Então, se virem ! Descubram uma saída honrosa para este problema que fomos nós mesmos que criamos.
Mudei-me para Barão Geraldo justamente para fugir deste inferno de cidade sufocante. Amo morar aqui em Barão, pois, estou em contato direto com a Natureza exuberante daqui. Sinto o perfume das flores, cuido dos meus jardins, coloco comida para os passarinhos, faço caminhadas com meu marido ao redor da aconchegante Lagoa da UNICAMP. Vejo pica-paus, maritacas, beija-flores, garças, pardais, corujas e até tucanos já ví. Ai de quem mexer nas duas árvores que tenho em frente à minha casa: duas grevilhas, que se enchem de passarinhos e de borboletas de todos os tipos, cores e tamanhos. E pra elas ficarem ainda mais felizes, coloquei em seus troncos muitas orquídeas e bromélias. Ali, prefeitura e CPFL não fazem nada sem eu estar grudada neles.

Chego à triste conclusão de que quanto mais o homem evolui, mais ignorante e bossal se torna. Não existe outra maneira mais bonita de dizer o que vou dizer: o homem, por onde passa faz cocô e não limpa.
E depois vem uns e outros querendo criar uma lei pra que se colha o cocô dos cachorrinhos. Estes animais ainda são muito melhores do que nós. É claro que cada um precisa cuidar de seu cão. Mas isso deveria ser natural, normal... sem precisar de lei. Vereador foi eleito pra trabalhar sério, pelo menos teria que ser assim. ("Dia do Samurai" no Brasil é outra piada !)
Na Europa é assim e nem se discute o assunto. A isto dá-se o nome de civilidade. Mas este assunto não vem ao caso agora.


Aquele gigantesco vasamento de petróleo está destruindo de uma maneira avassaladora, toda a riqueza do oceano. "- Ah ! Desculpe-nos, mãe Natureza, foi um lamentável acidente."
"- Pôxa, desculpe-nos, mãe Natureza, mas as paineiras não podem continuar ali ao lado do córrego, porque não "tem espaço para se desenvolver."
Engraçado... por 80 ANOS elas tiveram espaço. Agora, que estão velhas, acabou o espaço e não são tratadas e nem respeitadas !
Ora, vá pro inferno quem pensa assim.
É assim que vamos terminar num árido deserto. E o pior é que, quem cuida e respeita a Natureza, será obrigado a deixar netos e bisnetos por aqui, vivendo num mundo estéril da mesma forma dos que pouco se importam e acham tudo isso uma besteira.
Estamos fazendo a histerectomia e largando de herança aos que vem !!

E assim, vamos destruindo nossa Casa, o único Planeta que temos a certeza absoluta que podemos viver. Mas a gente não liga, gostamos de brincar de Deus.
------------------------------------------------------------------------------------
FRASE DA HORA:


"A NATUREZA PERMITE, MAS NÃO É PARA SEMPRE."
-------------------------------------------------------------------------------------
UM RECADO:


Fiquei sabendo por um amigo, que os "blogueiros" não gostam muito de comentários em seus blogs.
Eu, como sou gato preto, sou o contrário: gostaria muito que quem lesse meu blog, fizesse comentários: críticas, sugestões, elogios, idéias criativas, reprimendas, tudo isso será muito benvindo, afinal é assim que se aprende e se cresce.
Os amigos são livres pra dizerem o que quiserem e da mesma forma o são os "menos-amigos" e os "nada-amigos".
Como já disse anteriormente, meu compromisso é com a verdade apenas e não faço "acordos", nem "conchavos" e pago um alto preço por isso, mas durmo muito bem.
Portanto, podem escrever à vontade !
------------------------------------------------------------------------------------

3 comentários:

  1. "Puxa-saquismo” nacional “e, principalmente campineiro”. Não nasci nessa cidade, mas aprendi a amá-la e respeitá-la. Também não gosto. O que acho estranho, um blog tão bom quanto o seu não ter nenhum comentário; mais estranho ainda, é que esta é a terceira vez que faço comentários por aqui, e acredito que tenham sido excluídos

    Pois, quando retornei não encontrei nenhum deles. Talvez minha insistência em vir aqui de ler seus textos ácidos, e isso é bem meu estilo. Gosto de pessoas que não tem medo de expressar suas opiniões assim como você faz muito bem.

    Pena ao parece, não ter dado atenção aos comentários aqui deixados. Se esse amigo disse que os "blogueiros" não gostam muito de comentários em seus blogs está totalmente enganado, ou simplesmente não sabe o que está dizendo.

    Porque o verdadeiro blogueiros adora comentários; todos os que conheço, mesmo que virtualmente. A meu ver se escrevermos pra nós mesmo não tem mínima graça. Se quisermos escrever somente pra nós que façamos então "UM DIÁRIO".

    Fiquei sabendo através do Jornal que você está aguardando a edição de um livro "Olhos de Águia - Antonio Carlos Gomes - Trajetória de um Gênio", imagina se somente você ler. Sempre que escrevemos alguma coisa é para ser lida por alguém; de preferência que seja pelo maior numero de pessoas possível

    É frustrante, imagino que o blogueiro sinta o mesmo. Particularmente, a primeira coisa que faço ao abrir o blog é saber que tem comentários; isso massageia meu ego. Na verdade todo blogueiro gosta. Espero com esse desabafo que eu não tenha magoado você.

    Boa sorte!

    ResponderExcluir
  2. Oi, J. !

    Suas postagens estão todas aqui, amigo !
    Pode checar. Eu nem saberia o que fazer pra deletar comentários, embora minha natureza não seja esta.
    Todos eles são muito benvindos.

    Abraço

    ResponderExcluir
  3. Não tenho blog, Denise, mas sigo dois: O seu e o do Renato Briganti.
    Acho que um blog sem comentários é como "talento disperdiçado".
    Sempre que posso, venho aqui registrar minha presença.
    Só não posso dar opinião em assuntos políticos regionais porque sou de outro Estado.
    É isso que penso, amiga!

    ResponderExcluir