Páginas

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

CLARICE LISPECTOR



BIÓGRAFO DE CLARICE LISPECTOR EM CAMPINAS



"Benjamin Moser está atrasado para o encontro.
Os "clariceanos" que o aguardam na Sala CARLOS GOMES, na Saraiva MegaStore, na noite de anteontem, estão impacientes.
O biógrafo de Clarice Lispector chega embrulhado em um enorme cachecol azul, com seus 1,96 m de altura, 34 anos e uma justificaqtiva:
"Erramos o caminho."
É sua primeira vez em Campinas.
"Fui a muitos lugares nesses anos em que me envolvi com o projeto, mas nunca vim a Campinas simplesmente porque Clarice nunca veio a Campinas", diz o norte-americano nascido em Houston, em bom português, apesar do sotaque carregado.
A biografia "Clarice," ((lê-se "Clarice, vírgula") está chegando à quarta edição e é tratada como fenômenio editorial.
Na platéia, a maioria está com o calhamaço de mais de 600 páginas nas mãos, à espera da hora dos autógrafos.


CLARICE LISPECTOR

Um "clariceano" pergunta:
"Por que a vírgula no título ?"
Moser, primeiro, lembra que o livro, nos Estados Unidos, chama-se "Why this World - A Biography of Clarice Lispector".
Depois, elogia a criatividade da equipe editorial:
"A vírgula foi genial, e genial a esse ponto eu não sou."
Moser vê que uma das "clariceanas" da platéia está com a edição norte-americana.
"A brasileira é muito melhor".(...)
(...)Moser viu sua vida mudar a partir do lançamento da biografia.
"Antes, estava em uma festa e encontrava algum amigo que me perguntava: "o que anda fazendo ?"
E eu respondia: "estou pesquisando sobre uma escritora brasileira que nasceu na Ucrânia". Na hora, qualquer um fechava a cara", diverte-se.
Não sabia que cinco anos depois, Clarice ía me dar tantos amigos", continua Moser.
"Nem todo mundo gosta de Clarice, mas quem gosta, gosta", completa.(...)
O livro custou cinco anos de pesquisas, muitas viagens, muitos gastos e pouco lucro no bolso.

http://veja.abril.com.br/multimidia/video/benjamin-moser-o-biografo-que-lancou-clarice-no-mundo
---------------------------
FRASE DA VEZ:
"ATÉ CORTAR OS PRÓPRIOS DEFEITOS É PERIGOSO. NUNCA SE SABE QUAL É O DEFEITO QUE SUSTENTA NOSSO EDIFÍCIO INTEIRO." (Clarice Lispector)
--------------------------

2 comentários:

  1. Certa vez li que "não se lê Clarice, sente-se Clarice".
    E eu concordo em gênero, número e grau.
    Existe uma Comunidade no Orkut chamada:
    "Eu sinto Clarice Lispector", claro, faço parte.
    É glorioso ser um biógrafo deste talento incontestável da Literatura Brasileira.
    Rogoldoni

    ResponderExcluir
  2. Concordo com você, Rô... é glorioso ser biógrafo desta mulher:

    "Renda-se, como eu me rendi. Mergulhe no que você não conhece como eu mergulhei. Não se preocupe em entender, viver ultrapassa qualquer entendimento."
    (Clarice Lispector)

    ResponderExcluir