Páginas

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

A QUEM AMAVA AS ÁRVORES





Em memória de Caio Felgar, amigo de meu marido, que faleceu ontem aos 70 anos de idade.
Caio era um amante da natureza, especialmente das árvores, de quem era fervoroso defensor.

GOSTO DE ÁRVORES
Luiz Carlos Amorim



Gosto de árvores. Gosto de coisas simples: de um sorriso de criança, de um rio de águas claras, de flores, campos e praças. Gosto de natureza, simplicidade, pureza, de terra, mar e de sol. E gosto muito de árvores. Gosto delas na primavera, no inverno, no verão e até no outono. Gosto do verde das árvores, gosto da cores das suas floradas, gosto da sua sombra, dos seus frutos, gosto do ar que elas purificam. Gosto de árvores pequenas, médias e grandes, símbolos da natureza.



Sou viciado em árvores floridas. O flamboiã é fantástico, grande árvore que desabrocha flores vermelhas e depois cobre o chão com suas pétalas, formando um tapete rubro, diferente do ipê, que se enche de luz trocando todas as suas folhas por flores cor do sol e, quase efêmero, faz um tapete dourado em nosso caminho.
A azaléia cresce e se transforma em bela árvore, que eu tenho visto por aí explodindo em cores diversas, colorindo o inverno.



E o jacatirão, a minha flor de jacatirão... Que cresce livre na natureza, nativo, e floresce do final da primavera até o auge do verão. As matas, encostas, morros ficam tingidos de vermelho. Na Páscoa, ou começo do outono, floresce uma variedade chamada de quaresmeira, com flores menores que as da árvore nativa, mas com cor mais acentuada.



No inverno, floresce a variedade híbrida, de jardim, com suas flores maiores, também chamadas de “manacá da serra”. As minhas já estão florescendo...
E temos ainda primaveras, ipês roxos, paineiras e tantas outras árvores majestosas, que a natureza é pródiga em beleza.



Sou fascinado, também, pelas flores das árvores frutíferas, como a flor do pessegueiro, a flor da laranjeira, a flor de maracujá – essa não tem perfume e é rasteira, mas é de uma beleza exuberante. Vocês já viram uma cerejeira japonesa florescida? É um espetáculo grandioso.
Gosto até daquelas árvores com flores mais simples, que às vezes nem têm cor, como a flor da silveira, que é branca.



A verdade é que gosto de árvores, pois todas elas, como nós, seres humanos, são irmãs gêmeas da natureza. Natureza que fica mais pródiga na primavera, quando brota mais verde, quando florescem mais cores.


-----------------

3 comentários:

  1. Muito lindo o artigo. Denise, todos nós deveríamos amar profundamente as árvores, pois elas somos nós mesmos! sua festa de aniversário que estava tão linda, com pessoas inteligentes, interessantes, alegres, convidativas, daí a gente diz: "sua festa estava florida". Por que será que fazemos essa analogia? Porque as flores são perfeitas na sua beleza e esplendor. Uma floresta é realmente um conjunto de árvores como se fosse uma grande reunião de pessoas. A natureza nos respeita, profundamente. AS árvores nos dão abrigo, sombra, frescor, flores, frutos, perfume, remédio, dinheiro, enfim tudo de positivo. E, nós, homens insistimos em agredí-las. Bem, mas assim caminha a humanidade para o caos emocional.
    bjs,

    ResponderExcluir
  2. Concordo inteiramente com você, amiga.
    Precisamos cuidar muito delas.

    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Esse artigo sobre as árvores caiu como uma luva pra mim. Também Gosto de árvores e ele expressa toda essa fascinação que tenho por elas. Gosto de Campinas pela grande quantidade de árvores, Uma cidade que ainda preserva belos exemplares de várias espécies. Vale a pena plantar uma árvore e se todos soubesses os benefícios que elas nos trás, jamais as cortariam.

    ResponderExcluir