Páginas

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

PÉS QUE CANTAM !


SOM MÁGICO: PAULÍNIA RECEBE O 11º BRAZIL INTERNATIONAL TAP FESTIVAL E SE TRANSFORMA NA CAPITAL DO SAPATEADO POR 4 DIAS






by Ana Marson


 


                      "O som mágico das placas de alumínio sendo batidas contra o chão pelos pés de habilidosos dançarinos, vai ecoar pelo Theatro Municipal de Paulínia e dar à cidade uma nova vocação, ainda que temporariamente.


Conhecido por sua devoção à sétima arte, o município abre espaço para a dança e viverá, entre quarta-feira e sábado, seus dias de capital do sapateado.








       Nesse período, o teatro sedia o 11º Brazil International Tap Festival, o mais importante do gênero no País e que, nesta edição, tem parceria da Secretaria de Cultura de Paulínia, por meio do projeto Paulínia ao Vivo.


Mais do que uma oportunidade de formação e de intercâmbio para quem é do meio, o encontro favorece a divulgação da dança, que nasceu nos EEUU e frequentadora assídua de filmes das décadas de 30, 40 e 50 e dos palcos da Broadway.








A primeira chance  que o público terá para se apaixonar pela dança é o Gala Tap, espetáculo que reunirá ícones do sapateado brasileiro e internacional.


O evento, marcado para quarta-feira, a partir das 20:30, abre o Festival.








Na sexta-feira, das 17:30 às 18:30, tem o Tap Jam, uma desafiadora apresentação de improviso.


Engenheiro, fisioterapeuta, sapateador e especialista ajudam a "construir" o sapato.


O som do sapateado é produzido por plaquinhas de alumínio colocadas no salto e na parte da frente do calçado, que não pode ser qualquer um.








O processo de desenvolvimento e de fabricação dos sapatos, envolve uma equipe variada.


A ideia é oferecer calçados com bom alinhamento que não comprometam coluna e joelhos, não façam bolhas nem atrapalhem a coreografia, quando os pés estiverem suando.


Para ser bom sapateador é preciso se concentrar no ritmo, no tempo e na clareza do som.








É preciso estar dentro  do ritmo e de uma linha melódica e ter noções de percepção musical, além de uma benvinda coordenação motora.


Como é uma atividade aeróbica, a dança faz o corpo gastar energia e contribui para o condicionamento físico e para o tônus muscular.


Trabalha bastante o abdome, as pernas e panturrilhas e faz um bem danado a quem precisa de um pouco de agilidade.








O 11º Brazil International Tap Festival tem tudo para ser especial para as crianças do Meninos Sapateadores, projeto social desenvolvido na Associação Beneficente Campineira, no Jardim São Marcos.


Este projeto é desenvolvido há 10 anos e atende crianças de 6 a 12 anos que, todas as sextas, trocam os tenis por sapatos com plaquyinhas de metal e ensaiam na ONG mantida pela Igreja Metodista Central.


-----------------------


FRASE DA VEZ:








"O ESFORÇO CHAMA SEMPRE PELOS MELHORES." (Sêneca)


------------------------




 

Nenhum comentário:

Postar um comentário