Páginas

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

VAMOS VIAJAR ? ALSÁCIA - FRANÇA

ALSÁCIA - A ROTA DO VINHO


A região vinícola da Alsácia situa-se no nordeste da França, ao oeste das Montanhas de Vosges e ao leste do rio Reno.
Tradicionalmente a Alsácia produz vinhos brancos secos, considerados bastante frutados. A região produz poucos vinhos tintos, como por exemplo o Pinot Noir, de forma que aproximadamente apenas 10 % dos vinhos produzidos são tintos.
 São cultivadas as seguintes variedades viníferas:
 
Riesling, ocupa aproximadamente 23 % da área cultivada, com uma produção de 281.001 hectolitros em 2004

 
Pinot Blanc, denominada também de Klevner na Alsácia, ocupa aproximadamente 21 % da área cultivada, com uma produção de 274.994 hectolitros em 2004 

Gewürztraminer, ocupa aproximadamente 16 % da área cultivada e produziu 221.293 hectolitros em 2004 

Pinot Gris ou também chamado de Tokay Pinot gris ou Tokay d'Alsace, ocupa aproximadamente 12 % da área cultivada 

Silvaner, ocupa 10 % da área cultivada 

Pinot Noir, vinho tinto ou rosé, ocupa 9 % da área cultivada 

 Moscatel (ou Muskateller, Muskat-Ottonel), com suas variedades Moscatel branca e rosé à petit grains e a Moscatel otonell, ocupando aproximadamente 3 % da área cultivada 
 Auxerrois, parecido com o vinho Pinot Blanc, na Alsácia muitas vezes usado como sinônimo para o vinho Pinot Blanc, ocupa 2 % da área cultivada 

Chasselas, ocupa 2 % da área cultivada
Os principais produtores da Alsácia são Domaine Zind-Humbretch, Domaine Weinbach, E. F. Trimbach, Marcel Deiss, Albert Mann, Dopff au Moulin, Hugel & Fils, Kuentz-Bas, Bruno Sorg e Paul Blanck.
 Fronteiriças com a Alemanha e hoje pertencente à França, a Alsácia (Alsace) e a Lorena (Lorraine) já mudaram tanto de mãos ao longo da história que não se pode dizer que sejam francesas ou germânicas; mas que têm personalidade própria. A influência cultural germânica é evidente na arquitetura, no povo e até na língua: se você se diplomou no Instituto Goethe, será fácil se comunicar por lá!
A região produz ótimos vinhos e cervejas e um de seus pratos mais típicos é o chucrute. 
 Na Alsácia existem diversas cidades e vilas medievais e renascentistas bem conservadas, sobretudo na Rota do Vinho e suas redondezas. A mais conhecida (e lotada de turistas!) é Riquewihr, porém outras como Colmar, Eguishreim, Ribeauvillé, Sélestat, Turckheim e Obernai (bastante típica) figuram entre as mais bonitas e agradáveis.
 Na Lorena ( Lorraine), cuja história é marcada por guerras ficam Metz e Nancy, cidades que têm um rico patrimônio histórico e artístico composto por igrejas, museus e edifícios antigos. 
 Na agradável Metz, às margens do rio Moselle, o maior destaque é a enorme catedral, onde podem ser vistos vitrais feitos diversos artistas ao longo dos séculos; os mais modernos são de Marc Chagall. Nancy, por sua vez, possui um centro histórico repleto de atrações e orgulha-se em especial da Praça Stanislas, um dos componentes do conjunto arquitetônico declarado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. 
A Alsace revela seus mais lindos vilarejos  vitícolas aos pés das montanhas verdejantes de Vosges, numa paisagem dominada por castelos misteriosos. Cercados por muralhas, albergues históricos e cheios de charme se misturam às inigualáveis construções em torno da torre de uma igreja, e seduzem os que decidem fazer uma pausa. 

 Em mais de 170 km, a Rota dos Vinhos atravessa as colinas dos vinhedos, de norte a sul. Trilhas vitícolas, winstubs e caves de degustação frescas e acolhedoras convidam a descobrir as sete cepagens alsacianas, cujos aromas revelam o terreno característico desta região. 
FRASE DA VEZ:
 "O que muito viaja aumenta a sua sagacidade. Muita coisa vi nas minhas viagens, o meu conhecimento é maior do que as minhas palavras." (Textos Bíblicos)
VIAGEM ASTRAL

Um comentário:

  1. A rota maravilhosa do vinho !!!
    Do sabor das coisas

    "Por mais raro que seja,
    Ou mais antigo,
    Só um vinho é deveras excelente:
    Aquele que tu bebes calmamente
    Com o teu mais velho
    E silencioso amigo..."

    Mário Quintana

    ResponderExcluir