Páginas

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

A ARTE DO JOÃO-DE-BARRO

JOÃO-DE-BARRO - O PASSARINHO QUE FAZ ARTE !

O joão-de-barro ou forneiro (Furnarius rufus) é uma ave Passeriforme da família Furnariidae. É conhecido por seu característico ninho de barro em forma de fornohornero ("Ave de la Patria" - desde 1928). (característica compartilhada com muitas espécies dessa família). É a ave símbolo da Argentina, onde é chamado de 
hornero ("Ave de la Patria" - desde 1928).
          Possui o dorso inteiramente marrom avermelhado (por isso o epiteto específico rufus).
Apresenta uma suave sobrancelha, formada por penas mais claras, em leve contraste com o restante da plumagem da cabeça.
Rêmiges primárias (penas de voo, nas asas) anegradas, visíveis em vôo, com as asas abertas.
Ventralmente é de coloração clara (alguns indivíduos podem possuir o peito, flancos e barriga amarronzados, semelhante ao dorso), sendo o queixo e pescoço brancos. Excetua-se a cauda, que é avermelhada tanto dorsal quanto ventralmente.
O pássaro, revirando as folhas, busca cupins, formigas ou içás no solo ou sob troncos caídos. Alimenta-se também de outros invertebrados, como minhocas e possivelmente moluscos. Aproveita restos alimentares humanos, como pedaços de pão.
                 Constrói seu ninho de barro em forma de forno, misturando palha e esterco seco com barro úmido. Instala seu ninho desde sobre árvores até postes de eletricidade.
                     Ele pode ser ocupado por outros pássaros - como o Canário-da-terra-brasileiro- ou até mamíferos e insetos. 
               Não utiliza o mesmo ninho por duas estações seguidas, parecendo realizar um rodízio entre dois a três ninhos, reparando ninhos velhos semi-destruídos. Quando não há mais espaço para a construção de novos ninhos, o pássaro o constrói em cima ou ao lado do velho.
Ninho em Bertioga.
            Em locais urbanizados, quando faltam suportes adequados, o joão-de-barro faz seu ninho até no peitoril de janelas. Neste caso ele escolhe o encontro entre a janela e a parede, assim como ele escolhe encontro de galhos quando faz ninho em árvores. 
 As janelas devem estar em locais altos e de difícil acesso. 
 Em locais descampados, com pouca ou nenhuma árvore alta, e como medida de proteção à espécie, recomenda-se erguer postes altos dotados de travessas horizontais. 
 Estes serão usados para sua
nidificação.
 O casal canta em dueto nos arredores do ninho em postura altiva e tremulando as asas, com um canto extremamente estridente.


FRASE DO DIA:
 "A má-sorte não costuma prejudicar a persistência." (Publílio Siro)

AZULZINHO 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário