Páginas

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

WOLVERINE QUASE EXTINTO


Wolverine corre perigo nos Estados Unidos
            Aquecimento global ameaça espécie que inspirou personagem de HQ.
População de carcajus está reduzida a algumas centenas nos EUA.
           O wolverine está ameaçado nos Estados Unidos. Conhecido em português como carcaju, o animal que serviu de inspiração para o personagem de mesmo nome da Marvel Comics pode não ser poderoso o suficiente para sobreviver às mudanças climáticas. A conclusão é de um estudo publicado no periódico americano Environmental Research Letters.
             Cientistas do Centro Nacional de Pesquisa Atmosférica, no estado do Colorado, fizeram simulaçõs em computador e concluíram que a temperatura da região noroeste dos Estados Unidos, habitat natural do carcaju, continuará aumentando por conta da emissão de gases de efeito estufa.
                    A mudança no clima da região coloca os carcajus em perigo de duas formas: reduzindo ou eliminando a cobertura de gelo que permanece após o inverno, utilizada para criar os filhotes; e aumentando as temperaturas no verão para um patamar acima do que a espécie tolera. "As espécies que dependem da cobertura de neve para a sobrevivência serão as mais atingidas pelas mudanças climáticas", disse o cientista Synte Peacock, chefe da pesquisa.
                   Conforme os pesquisadores, mantido o ritmo das emissões, a neve na região irá desaparecer até a segunda metade do século. Além disso, as temperaturas em agosto, auge do verão, poderão exceder os 32º Celsius, calor que o carcaju pode não suportar.
   O animal vive nas frias florestas da América do Norte, Europa e Ásia. O pelo grosso e oleoso protege o carcaju das baixas temperaturas e suas patas grandes e achatadas ajudam a cavar a neve profunda. Pelo menos 15.000 carcajus vivem no Canadá, mas nos Estados Unidos eles são apenas algumas centenas. "O futuro da espécie na país é incerto", afirmou Peacock.
 FRASE DO DIA:
 "Os animais selvagens nunca matam por divertimento. O homem é a única criatura para quem a tortura e a morte dos seus semelhantes são divertidas por si." (James Froude)
 BELA TOSCANA

Um comentário: