Páginas

quarta-feira, 16 de março de 2011

CARTAZES ANTIGOS DE BONDES

ATELIER MIRGA
                                   300 cartazes publicitários feitos para bondes entre 1928 e 1970 pelo ateliê criado e dirigido por Henrique Mirgalowski.
                                  A São Paulo Transporte participa de uma exposição intitulada Veja Ilustre Passageiro: o Atelier Mirga e os Cartazes de Bonde, que vai até o dia 10 de abril, no Instituto Tomie Ohtake, em Pinheiros. A mostra reúne 34 cartazes de anúncios colocados nos antigos bondes que circularam na Capital, além de cerca de 200 itens, entre croquis e esboços de propagandas publicitárias, produzidos pelo Atelier Mirga.

                      O ateliê, criado por Henrique Mirgalowski, produziu mais de oito mil anúncios feitos em bondes e ônibus de São Paulo, entre 1928 e 1970. Uma parte do material exposto pertence a coleções particulares, sendo que a outra integra o acervo do Museu dos Transportes Públicos Gaetano Ferolla, da SPTrans.

                        Enquanto alguns visitantes que não tiveram a oportunidade de  circular em bondes ficam curiosos, outros  mais experientes relembram dessa época, como é o caso do administrador Luiz Carlos Siviero. “Eu me recordo de alguns desses anúncios quando andava de bonde, inclusive me fez lembrar quando passava pela rua do Carmo, onde ficava o Ateliê Mirga. Depois vieram os trólebus no lugar dos bondes”, relembra. “Alguns dos anúncios ainda exibem a grafia da época, como a palavra ‘ano’, com dois ‘n’, como minha mãe escrevia”, conta ele, sem disfarçar o sentimento de nostalgia.

                       "Os organizadores da mostra queriam colocar na exposição um bonde original, que está guardado no Museu dos Transportes, mas o espaço disponível não era suficiente para instalar o veículo e no local ainda existem degraus, o que inviabilizou o projeto", relata Henrique Di Santoro Júnior, responsável pelo Museu dos Transportes Públicos. 

RASGO DE LUZ

Nenhum comentário:

Postar um comentário