Páginas

quinta-feira, 24 de março de 2011

E NO TEATRO - CARMEN

ÓPERA CARMEN


Sinopse
Ato I  

                       O primeiro ato começa numa praça de Sevilha, onde se situa uma  fábrica de tabaco e um quartel. O cabo Morales comenta com os soldados  do corpo da guarda, os Dragões do Regimento de Alcalá, a passagem dos  transeuntes pela praça. Então, entra em cena uma simples aldeã chamada  Micaela, aproxima-se de Morales e pergunta timidamente pelo cabo Don  José. Morales responde-lhe que este chegará com a rendição da guarda e  convida-a a esperá-lo na companhia dos seus homens, mas Micaela decide  retirar-se para regressar mais tarde. Ouvem-se nos bastidores os clarins  que anunciam o render da guarda e aparecem em cena os soldados sob  comando de Don José, seguidos por um grupo de crianças que os imita com  admiração. À sua chegada ao quartel, Morales comenta em tom jocoso a  visita da aldeã. Zúniga, um tenente recém-chegado à cidade, interroga,  em seguida, Don José sobre a beleza e a duvidosa reputação das  cigarreiras da fábrica da praça, mas o cabo manifesta o seu único  interesse por Micaela, por quem está apaixonado. O sino da fábrica soa e  anuncia o intervalo das cigarreiras, que entram em cena a fumar e a  conversar animadamente com um grupo de homens que as espera. A última a  aparecer é Carmen, uma bela cigana que seduz todos os homens que  encontra à sua passagem. Seguidamente, Carmen canta uma habanera aos  presentes, que manifestam a sua admiração por ela, à excepção do  indiferente Don José, que é, precisamente, o objeto do seu desejo. Antes  de regressar à fábrica, Carmen, em sinal de desafio, atira-lhe uma das  suas flores. Depois deste episódio aparece Micaela, que regressa ao  posto da guarda e entrega a Don José uma carta da sua mãe, em que lhe  pede que se case com a aldeã. Depois de se relembrarem juntos das  paisagens da sua infância, Micaela abandona a cena e Don José começa a  ler a carta. Ocorre então um tumulto no interior da fábrica; um grupo de  trabalhadoras comenta entre gritos que está a haver uma rixa entre as  mulheres em que Carmen interveio, tendo ferido outra cigarreira no  rosto, com uma navalha. Zuniga ordena a Don José e aos seus homens que  prendam a agressora. O cabo sai da fábrica com Carmen e recebe a ordem  do tenente de a levar para a prisão. Carmen e Don José ficam sozinhos na  praça. A sedutora cigana convence o cabo de que a liberte, promete-lhe o  seu amor a assegura-lhe que o esperará na taberna de Lillas Pastia. Don  José, alvoroçado, decide libertá-la. Nesse momento volta Zuniga com a  ordem de prisão. Don José e Carmen iniciam a caminhada, mas perante os  presentes a cigana finge empurá-lo e foge.Don José é preso imediatamente  por permitir a sua fuga. Fim do 1º ato.
                             Ato II
                       O 2º ato começa na  taberna de Lillas Pastia, suposto ponto de encontro de contrabandistas.  Já se passou um 1 mês. Carmen e as suas amigas, Frasquita e Mercedes,  jantam com Zúñiga e outros oficias, que rapidamente se juntam às  cantigas e danças dos ciganos. Apesar dos convites dos soldados, Carmen  recusa os seus pretendentes. Está à espera de Don José que depois de ter  sido preso e mandado encarcerar por sua causa, recuperou a liberdade. A  seguir, entre manifestações de júbilo, aparece em cena um famoso  toureiro chamado Escamillo que, seduzido pela beleza da cigana, lhe  declara o seu amor, abandonando depois a taberna com os oficiais. Em  cena ficam Carmen, Mercedes e Frasquita sozinhas. 
                                   Aparecem então os  contrabandistas Dancaïre e Remendado, que propõem um negócio às três  mulheres. Carmen recusa no início a proposta, mas por fim muda de  opinião perante a possibilidade de que seu apaixonado deserte e  participe na operação de contrabando. Finalmente, depois da saída dos  contrabandistas, Don José chega a taberna e declara o seu amor a Carmen,  que tenta convencê-lo de que se junte a ela e aceite o negócio. Don  José, ofendido, nega-se, mas o aparecimento repentino de Zúñiga  precipita os acontecimentos. O soldado e o tenente enfrentam-se pelo  amor de Carmen. Don José, apoiado pelos contrabandistas, subleva-se ao  seu superior, que fica sob custódia de alguns ciganos. Obrigado pelas  circunstâncias, o soldado vê-se finalmente forçado a desertar e parte  com a cigana. Fim do 2º ato.

Estátua representando a personagem Carmen em Sevilha.

Ato III


                         Num desfiladeiro, os contrabandistas fazem os preparativos para a  entrega dos produtos do contrabando, sob a supervisão de Dancaire. É de  noite. Carmen cansada do ciumento amor de Don José e, além disso,  descontente com a sua nova vida, tenta adivinhar nas cartas o seu futuro  na companhia de Frasquita e Mercedes. As cartas revelam um mal  presságio para Carmen: A morte. Á saída dos contrabandistas e das  mulheres, Don José permanece num penhasco, a vigiar o esconderijo dos  seus novos amigos. Da escuridão surge então Micaëla, que com a ajuda de  um guia chega ao esconderijo de seu amado Don José com a esperança de o  convencer a voltar a casa de sua mãe. Porém um disparo interrompe os  seus propósitos. Don José disparou contra um intruso,que sai ileso. É o  famoso toreiro Escamillo, que, desconhecendo a identidade do seu  interlocutor, lhe conta que está à procura de Carmen, que está cansada  do seu amante, um soldado que desertou por ela. Don José, cego de ciúme,  desafia o toureiro para uma luta até à morte com navalhas, que é  interrompida graças à volta dos contrabandistas. Depois de insultar o  desertor e convidar os presentes para as corridas de touros de Servilha,  Escamillo abandona a cena. A seguir, Dancaire descobre a presença de  Micaëla ,que abandona o seu esconderijo e pede a Don José que a  acompanhe porque sua mãe está a morrer. Ele aceita e sai com a aldeã,  não sem prevenir Carmen, em tom ameaçador, de que voltará para vir  buscar. A cigana não dá aos seus avisos pensando no seu novo objeto de  desejo. Fim do 3º ato.

Ato IV


                     Em Sevilha, frente à praça de touros, uma multidão espera a chegada  dos toureiros. Os vendedores aproveitam a ocasião para oferecer os seus  produtos ao público. Aparece então a quadrilha e atrás dela,Escamillo e  Carmen. À entrada do toreiro na praça de touros,Mercedes e Frasquita  avisam a cigana da presença de Don José, mas ela mostra não ter medo de  se encontrar com o seu antigo amante. A seguir, Don José retém Carmen  quando tenta entrar na praça,suplicando-lhe que volte com ele.Ela  responde-lhe que o seu amor por ele acabou. Do interior da praça soam as  vivas a Escamillo.O desertor tenta deter com violência a cigana,mas ela  atira-lhe despeitadamente o anel que ele lhe tinha oferecido. Em fúria,  Don José enfia uma faca na barriga de Carmen. A multidão que vai saindo  da praça assiste à terrível cena. Don José, cheio de tristeza, cai de  joelhos junto ao corpo de sua amada Carmen. Fim do 4º ato.
 PONTILHADO NO CÉU
 

Um comentário: