Páginas

sexta-feira, 10 de junho de 2011

A MORTE DE UM MAESTRO QUERIDO


MAESTRO CYRO PEREIRA
                        O querido maestro Cyro Pereira morreu na manhã desta quinta-feira, aos 81 anos. O velório acontece no Memorial da América Latina, em São Paulo. Pereira será cremado às 11 horas de hoje, na Vila Alpina, ainda na Capital Paulista.  Cyro Pereira foi professor do Instituto de Artes (IA) da Unicamp.
                      Em função da extinção da orquestra que acompanhava os festivais, Cyro Pereira foi obrigado a produzir jingles em estúdios, mas não suportou mais que três anos. “Para ele, era muito frustrante ficar criando pequenas e repetitivas frases musicais."
                           Dois grupos de pesquisa da Universidade, do Instituto de Artes e do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH), enviaram ao CNPq e à Fapesp projetos para estudos dos trabalhos do maestro.

                           Cyro Pereira também foi objeto de teses no IA. Uma delas, em 2008, foi apresentada por Hermilson Garcia do Nascimento, professor da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com o tema “Recriaturas de Cyro Pereira: arranjo e interpoética na música popular”.  A dissertação de mestrado “Dá licença, maestro! : trajetória musical de Cyro Pereira”, de autoria de  Luciana Sayure Shimabuco, é de 1999.
Cyro Pereira deixará muita saudade...
DÓ...RÉ...MI...

Um comentário: