Páginas

sábado, 16 de julho de 2011

UM 'TOUR' PELA TURQUIA


A EXÓTICA TURQUIA
              A Turquia, cujo nome oficial é República da Turquia, é um país euro-asiático que ocupa toda península da Anatólia, no extremo ocidental da Ásia, e se estende pela Trácia Oriental (também conhecida como Rumélia), no sudeste da Europa. 
                            É um dos seis estados independentes cuja população é maioritariamente turca. Faz fronteira com oito países: a noroeste com a Bulgária, a oeste com a Grécia, a nordeste com a Geórgia, a Armênia e o enclave de Nakichevan do Azerbaijão, a leste com o Irão e a sudeste com o Iraque e a Síria. 
                             O Mar Mediterrâneo e o Chipre situam-se a sul, o Mar Egeu a sudoeste-oeste e o mar Negro a norte. 
                       O Mar de Mármara, o Bósforo e o Dardanelos (que juntos formam os Estreitos Turcos) demarcam a fronteira entre a Trácia e a Anatólia e separam a Europa da Ásia.
                           Istambul, a antiga Bizâncio e Constantinopla (nome ainda usado em várias línguas, é a maior cidade da Turquia, a quinta maior do mundo e a mais populosa da Europa, com 803 468 habitantes no centro da cidade (2005) e 12 782 960 em sua região metropolitana (2009). 
                      A grande maioria da população é muçulmana (com grande número de laicos), e uma minoria de cristãos (68 000) e de judeus (20 000).
                          É a capital da área metropolitana e da província de Istambul, a qual faz parte região de Mármara. 
                                 No passado foi a capital administrativa da Província de Istambul, na chamada Rumélia ou Trácia Oriental. 
                        Era denominada Bizâncio até 330 d.C., e Constantinopla até 1453, nome bastante difundido no Ocidente até 1930. 
                    Durante o período otomano, os turcos chamavam-na de Istambul, nome oficialmente adotado em 28 de março de 1930.
                           Algumas zonas históricas de Istambul foram declaradas Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, em 1985.
                    Em 2010 foi a Capital Europeia da Cultura e é candidata à organização dos Jogos Olímpicos de 2020. 
                   Devido à sua dimensão e importância, Istambul é considerada uma megacidade e uma cidade global.
                            A cidade ocupa ambas as margens do Estreito do Bósforo e do norte do Mar de Mármara, os quais separam a Ásia da Europa, o que faz de Istambul a única cidade que ocupa dois continentes. 
                          Além do Bósforo, que divide no sentido norte-sul os lados asiático e europeu, este é ainda dividido pelo Corno de Ouro no sentido este-oeste. 
                        Usualmente considera-se que a cidade tem dois centros históricos, ambos no lado europeu — o mais antigo, onde se situava o núcleo da antiga Bizâncio e Constantinopla, correpondente ao distrito de Fatih fica a sul, enquanto que Beyoğlu (a antiga Pera e onde se situava o bairro europeu medieval de Gálata) fica a norte.
                           O Bósforo é um estreito que divide em duas partes a cidade de Istambul e separa fisicamente a Europa da Ásia, ligando o Mar Negro, a norte, com o Mar de Mármara, a sul, que por sua vez está ligado ao Mar Mediterrâneo pelo estreito de Dardanelos.
                        Há duas pontes sobre o Bósforo. A Ponte do Bósforo de 1 510 m de comprimento (vão entre os dois pilares: 1 074 m), foi completada em 1973. 
                          A segunda ponte, Ponte Fatih Sultão Mehmet tem 1 510 m de comprimento (vão entre os dois pilares: 1 014 m), foi completada em 1988 e se encontra 5 km a norte da primeira. 
                      Estas pontes unem a parte europeia de Istambul com o que eram as cidades de Üsküdar (a antiga Crisopólis) e Kadıköy (a antiga Calcedônia), que na segunda metade do século XX se conurbaram com Istambul.

                          Ancara, antigamente Angorá, é a capital da Turquia e a segunda maior cidade do país, atrás de Istambul. 
                    A cidade tem uma população de 4 513 921 habitantes (2009), e uma altitude média de 938 m de altitude. 
                       Faz parte da região da Anatólia Oriental e é capital da área metropolitana e da província com o mesmo nome. Os romanos a chamavam de Ancyra.
                         Ancara (pronunciado "âncara" em turco) é uma importante cidade comercial, industrial e cultural. Também serve como centro de comércio para a zona agrícola que a rodeia. 
                    Antes de converter-se a capital do país, a cidade foi famosa pela lã das suas cabras (lã de Angorá, antigo nome da cidade). 
                    Na atualidade é a sede do Parlamento Turco, os ministérios e demais instituições governamentais turcas assim como as embaixadas diplomáticas estrangeiras.
                        A Capadócia é uma região histórica e turística da Anatólia central, na Turquia.

A noção de "Capadócia" é tanto geográfica como histórica, tendo os seus contornos variado consideravelmente, conforme as épocas e pontos de vista. O geógrafo e historiador grego Heródoto considerava que a Capadócia estava delimitada pelos Montes Tauro a sul, pelo Lago Tuz a leste, pelo rio Eufrates a leste, e pelo Mar Negro a norte, uma área que, com algumas variações, foi sucessivamente uma satrapia (província) persa, satrapia do Império Macedónio, Reino da Capadócia e província romana.
               Atualmente, o termo Capadócia tanto pode referir-se a uma área de aproximadamente 15 000 km² entre Aksaray, Hacıbektaş, Kayseri e Niğde, cuja população total não chega ao milhão de habitantes, como a uma área muito mais restrita, o triângulo com aproximadamente 20 km de lado delimitado por Nevşehir, Avanos e Mustafapaşa, a sul de Ürgüp, sendo esta última zona a mais conhecida em termos turísticos. 
 Em muitos mapas, o nome da Capadócia não é mencionado, já que não corresponde a qualquer demarcação política.
                             As características mais distintivas da região são as formações geológicas únicas, resultado de fenómenos vulcânicos e da erosão, e o seu rico patrimônio histórico e cultural, nomeadamente cidades subterrâneas e inúmeras habitações e igrejas escavadas em rocha, muitas destas com admiráveis afrescos. 
 Em 1985, o Parque Nacional de Göreme, uma das áreas mais famosas da região, com 9 576 ha, foi declarada Património Mundial pela UNESCO.
                    Edirne é uma cidade histórica da Trácia (Turquia europeia). É também conhecida pelo nome de Andrinopla ou Adrianopólis.
                                 Éfeso foi uma antiga cidade grega, e mais tarde uma importante cidade romana, na costa oeste da Ásia Menor, perto da atual Selçuk, província de Izmir na Turquia. Foi uma das doze cidades da Liga Ionian durante a era grega clássica. 
               No período romano, foi por muitos anos a segunda maior cidade do Império Romano, capital do império, Éfeso tinha uma população de mais de 250.000 no século 1 aC. 
                          A cidade era famosa para o Templo de Artemis (concluída por volta de 550 aC), uma das Sete Maravilhas do Mundo Antigo. O templo foi destruído em 401 dC por uma multidão liderada por São João Crisóstomo. 
              O Imperador Constantino I reconstruiu grande parte da cidade e construiu novos banheiros públicos. A cidade foi parcialmente destruída por um terremoto em 614 AD. A importância da cidade como um centro comercial diminuiu.
                        Antalya é uma cidade do Mediterrâneo na costa do sudoeste da Turquia .
                   Com uma população de 1.001.318 a partir de 2010.  É a oitava cidade mais populosa da Turquia.
                         Bergama é uma cidade e distrito na província de Esmirna, na região do Egeu da República da Turquia. 
                    Conhecida pela sua produção de algodão, ouro e tapetes, a cidade foi, durante a Antiguidade, o importante centro cultural greco-romano de Pérgamo, cujas ruínas continuam a atrair considerável interesse turístico até os dias de hoje.
                    Assos, também conhecido como Behramkale ou para Behram suma, é uma pequena cidade historicamente rica na Ayvacik distrito da província de Çanakkale , Turquia .
                        Depois de deixar a Academia platônica em Atenas, Aristóteles foi para Assos, onde foi recebido pelo rei Hermias, e abriu uma academia na cidade.
                Artvin é uma província do nordeste da Turquia, situada na região (bölge) do Mar Negro com 7 436 km² de superfície e 165 580 habitantes (2009).
 Faz fronteira com a Geórgia e é banhada pelo Mar Negro.
                Sinop ou Sinope é uma cidade da Turquia, capital da província homônima, situada às margens do Mar Negro.
                        Esmirna, também conhecida noutras línguas como Smyrna e Smirne é uma cidade do sudoeste da Turquia situada na região de Egeu, capital da área metropolitana e da província de Esmirna. 
                           Em 2009, a população do conjunto dos distritos urbanos era de 3 276 815, o que faz dela a terceira maior cidade da Turquia, a seguir a Istambul e Ancara. A altitude média da cidade é de 30 m.
          Pamukkale é uma das maravilhas naturais mais extraordinárias da Turquia.
A grande atração é a imensidão branca do penhasco com bacias esculpidas cheias de água e quedas d’água congeladas, que parecem feitas de neve, nuvem, algodão.
                A explicação científica são os locais térmicos quentes que por baixo do monte provocam o derrame de carbonato de cálcio, que solidifica como mármore travertino.
Pode-se banhar ali e os turcos chamam a este local de Pamukkale, que significa “Castelo de Algodão”.
              Konya é uma cidade turca de 800.000 habitantes que foi mudando de nome ao longo da história, desde Koniah até Iconium, acabando por se tornar Konya. 
                    Capital do sultanato de Rüm, ocupada pelos cruzados, pelos sultões, Konya é uma cidade com uma história imponente.
             Mardin é uma província do sul da Turquia, situada na região do Mediterrâneo com 15 853 km² de superfície e 1 640 888 habitantes (2009).
                            Amasya é uma província do norte da Turquia, situada na região do Mar Negro com 5 520 km² de superfície e 324 268 habitantes (2009).
Kuşadasi é uma cidade turística na Turquia e no centro da área costeira do mesmo nome, na província de Aydın . Kuşadası fica a uma distância de 95 km (59 milhas) ao sul da maior centro da região metropolitana de İzmir, e 71 km (44 milhas) da sede da província de Aydın situada no interior. 
         Sua indústria principal é o turismo. Seus vizinhos são Germencik distrito do nordeste, Soke um do sudeste, Mar Egeu e do oeste Selçuk distrito do norte.
Gaziantep é uma província do sul da Turquia, situada na região do Sudeste da Anatólia, junto à fronteira com a Síria, com 6 000 km² de superfície e 1 653 670 habitantes (2009).
Çanakkale é uma província do oeste da Turquia, situada na região de Mármara com 9 737 km² de superfície e 477 735 habitantes (2009).
É o centro urbano mais próximo à antiga cidade de Troia.
Troia é uma cidade lendária, onde ocorreu a célebre Guerra de Troia, descrita na Ilíada, um dos poemas atribuídos a Homero.
 SOLITÁRIAS E PODEROSAS


3 comentários:

  1. Dizem alguns conhecidos meus que foram para a Turquia, que é um dos passeios mais lindos que se possa fazer. Riqueza na história, na cultura, comida, costumes e mais importante, ao meu ver, boa aceitação e convivência com a diversidade humana. Tenho uma amigo@ que é turco de Istambul. É reitor de uma faculdade lá. Embora de pouca fala, ele é sempre muito atencioso. Chama-se Suay. A Turquia me atrai muito para conhecê-la. Graças a Mustafá Kemal, é um país mais europeizado do Oriente e de mais mente aberta. Liliana

    ResponderExcluir
  2. A Turquia está nos meus planos, Lilis ! Vamos ?

    ResponderExcluir
  3. Um dos meus sonhos.
    Mas o momento não é bom.
    Mas continua no arquivo vivo.

    ResponderExcluir