Páginas

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

VIVER BEM


O QUE É VIVER BEM
Cora Coralina
Um repórter perguntou a Cora Coralina: 
- O que é viver bem? 
Ela lhe disse: “Eu não tenho medo dos anos e não penso em velhice.
E digo prá você, não pense.
Nunca diga estou envelhecendo, estou ficando velha.
Eu não digo estou velha,
e não digo que estou ouvindo pouco.
É claro que quando preciso de ajuda,
eu digo que preciso.
Procuro sempre ler e estar atualizada com os fatos e isso me ajuda a vencer as dificuldades da vida.
O melhor roteiro é ler e praticar o que lê.
O bom é produzir sempre e não dormir de dia.
Também não diga prá você que está ficando esquecida,
porque assim você fica mais.
Nunca digo que estou doente, digo sempre: estou ótima.
Eu não digo nunca que estou cansada.
Nada de palavra negativa.
Quanto mais você diz estar ficando cansada e esquecida,
mais esquecida fica.
Você vai se convencendo daquilo e convence os outros.
Então silêncio !Sei que tenho muitos anos. 

 Sei que venho do século passado,
e que trago comigo todas as idades, mas não sei se sou velha não.
Você acha que eu sou?
Posso dizer que eu sou a terra e nada mais quero ser.
Filha dessa abençoada terra de Goiás.
Convoco os velhos como eu, ou mais velhos que eu,
para exercerem seus direitos.
Sei que alguém vai ter que me enterrar,
mas eu não vou fazer isso comigo.Tenho consciência de ser autêntica
e procuro superar todos os dias minha própria personalidade,
despedaçando dentro de mim tudo que é velho e morto,
pois lutar é a palavra vibrante que levanta os fracos
e determina os fortes.
O importante é semear,
produzir milhões de sorrisos de solidariedade e amizade.
Procuro semear otimismo e plantar sementes de paz e justiça.
Digo o que penso, com esperança.
Penso no que faço, com fé.
Faço o que devo fazer, com amor.
Eu me esforço para ser cada dia melhor,
pois bondade também se aprende".
COMENTÁRIO DA DENISE:
Descobri que acredito e pratico a mesma filosofia de vida que a grande poeta (ou poetisa) Cora Coralina.
Como ela, também em meu vocabulário não existe a palavra 'velha' e em meu pensamento não existem ideias retrógradas. Não gosto de ficar perto de pessoas negativas ou pessimistas e detesto conviver com hipocondríacos.
Da mesma forma, não gosto dos preconceituosos, pois, são pequenos.
Hoje mesmo, recebi acredito, um elogio dos bons... uma amiga surpreendeu-se com minha idade. Eu disse que tinha 61 e ela me falou que ficou surpreendida e que sempre achara que eu tinha uns 50 ! (ganhei uma década nessa ! rsrs...)
Então, pensei: ou estou no caminho certo ou minha amiga está precisando de óculos...kkk... quero acreditar na primeira hipótese.
Tenho dores, de vez em quando ? Claro que sim, especialmente em meu braço esquerdo que, coitado, funciona pelos dois há 61 anos !
Mas não verbalizo, não fico pensando na dor e logo, já estou sem ela !
Gosto de me divertir, de rir muito, de aventuras quando viajo... não tenho medo da vida, não. Nunca tive !
Há um mes, recebi um convite para me candidatar a vereadora nas próximas eleições: não quis no início, disse que não tenho perfil político (no que fui contestada), não gosto de política, os políticos tem má fama, quero viajar com meu marido, aproveitar a vida... ficar à toa, borboleteando e brigar pelas coisas que acredito em meu blog.
Mas, depois fui convencida e pensei: por que não tentar ? Por que não lutar pelas injustiças lá dentro da Câmara Municipal ? Por que não fazer uma coisa nova ? Por que não mudar o rumo e ver no que dá ?
E gostei da ideia !
Se tomei a decisão certa, não sei... mas de errar também não tenho medo, não.
Quando a gente erra, aprende, e é só retomar o caminho antigo ou um outro caminho, uai ! 
A vida já tentou me derrubar inúmeras vezes e muita gente sabe disso.
Sou um carvalho... nasci da terra e não será um vento e nem mesmo um vendaval que irá me derrubar, não. Este poder só Deus possui e Ele é meu amigo do peito, sempre foi e sabe que adoro a vida,  que adoro estar por aqui!


OLHANDO A VIDA DE CIMA

2 comentários:

  1. Recebí de minha amiga, Eliana, por e-mail:

    Muito lindo, é isso mesmo! Devemos fazer uso da força divina que existe em cada um de nós. Quem conta somente com a força do corpo está em imensa desvantagem, pois ganhamos todas as lutas, aquelas que vemos e, principalmente, a que não vemos que são as piores. Os outros, perdem todas.
    grande abraço,

    Eliana Ramalho

    ResponderExcluir
  2. Sucesso nesta nova empreitada.
    Cuide bem de sua saúde pois, se eleita, serão muitos os enfrentamentos.
    Feliz daquele que não teme o novo.

    ResponderExcluir