Páginas

terça-feira, 11 de outubro de 2011

VOZ MASCULINA

OUTUBRO TEM HALLOWEEN !

Voz masculina grave estimula memória das mulheres
Um estudo mostra, pela primeira vez, que a voz masculina grave é importante para as mulheres em dois aspectos: escolha de parceiro e precisão de memória. A pesquisa foi desenvolvida por pesquisadores da Universidade de Aberdeen, no Reino Unido e publicada no periódico Memory & Cognition.
 Para chegar à conclusão que a voz grave masculina exerce um papel importante na memória e nas escolhas de parceiros das mulheres, a equipe de pesquisadores realizou dois experimentos. No primeiro, 45 mulheres observaram a imagem de um único objeto enquanto escutavam o nome do objeto dito por vozes agudas e graves de homens e mulheres, geradas por computador. Em seguida, as participantes observaram duas versões semelhantes do mesmo objeto e identificaram qual deles se parecia mais com o que elas tinham visto anteriormente. Elas também registraram qual voz era a preferida.
 No segundo experimento, além das vozes geradas por computador, os pesquisadores usaram vozes reais de homens e mulheres para testar 46 novas participantes sobre a preferência e memória do objeto. Em ambos os casos, os autores descobriram que as mulheres preferem a voz mais grave de homens. 

Além disso, a lembrança do objeto era mais precisa quando ele era introduzido por uma voz masculina mais grossa. "Nossos resultados demonstram que a memória da mulher pode ser estimulada pela voz masculina grave", disse David Smith, chefe da pesquisa. "O experimento demonstra pela primeira vez que sinais do sexo oposto que são importantes para a escolha de parceiro também podem influenciar a memória das mulheres".

Os autores acreditam que a evolução modelou a habilidade das mulheres de memorizar informações associadas com parceiros desejáveis. "A voz do homem pode indicar qualidade genética além de sinalizar traços de comportamento indesejáveis em um parceiro para relacionamentos de longo prazo, como traços antissociais e falta de calor emocional", afirmam. "Para avaliar os parceiros, as mulheres parecem depender da memória para acessar informações sobre atributos e o histórico de seu comportamento."
 CARRANCUDO



 

2 comentários:

  1. Interessante. Eu sempre tive um quê com voz. Prá mim a pessoa pode ser linda, mas se tiver voz feia não está com nada. Caso da Gisele Bundchen, Xuxa e outras que não me lembro agora. Não há romantismo que resista a uma voz feita. Isso vale para os homens, também, claro. Marisilda

    ResponderExcluir
  2. Essa história de voz é interessante!
    Quando trabalhava, sempre tinha contato com um colega portador de um vozeirão ao telefone.
    E comentava com as amigas: caramba! a voz desse homem é demais ... deve ser muito lindo!
    Depois de uns três anos de contato por telefone, ele foi transferido para o mesmo local onde eu trabalhava.
    Aquela conversa ... chegou um funcionário novo ... ele é baixinho, óculos de miopia fundo de garrafa .... Era o próprio ...
    Sabe, só serviria para galã de novela de rádio ... rsrsrs ...

    ResponderExcluir