Páginas

terça-feira, 15 de novembro de 2011

IL DUOMO DI MILANO !


A BELÍSSIMA CATEDRAL DE MILÃO
Estas duas primeiras fotos são minhas - 2009 - emocionada por estar em Milão - cidade escolhida por CARLOS GOMES - onde ele viveu por 35 anos, a serviço da Arte divina da música, onde ele criou o melhor, onde viveu, amou, sofreu e marcou eternamente sua presença na Europa e no mundo e onde ele provou ao Brasil e especialmente a São Paulo/Campinas, que era e continua sendo sua estrela MAIOR, sem nunca ter sido superado e para onde pretendo viajar novamente no início de 2012, se Deus quiser, desta vez para percorrer toda a Itália, e visitar alguns outros países europeus.
A Catedral de Milão situa-se na praça central da cidade de Milão, na Lombardia, no norte da Itália.
 É a sede da Arquidiocese de Milão e uma das mais célebres e complexas edificações em estilo gótico da Europa.
A bela Praça... ao lado direito - a Galleria onde morou CARLOS GOMES

A catedral é imensa, com 157 m de comprimento e 109 m de largura. 
O interior tem cinco naves com uma altura que chega aos 45 metros, divididas por 40 pilares. Possui um transepto com três naves.
 A construção do edifício começou em 1386 sob a iniciativa do arcebispo Antonio da Saluzzo, em um estilo gótico tardio de influência francesa e centro-europeia, distinto ao estilo corrente na Itália de então. 
 Os trabalhos foram apoiados pelo senhor da cidade, o duque Gian Galeazzo Visconti, que impulsou a obra através de facilidades fiscais e promoveu o uso do mármore de Candoglia como material de construção. 
 A obra avançou rápido, e em 1418 o altar-mor da catedral foi consagrado pelo Papa Martinho V. Já em meados do século XV a parte leste da igreja estava completa.
 A partir desta data, porém, as obras prosseguiram lentamente até fins do século XV.

Entre 1500 e 1510 a cúpula octagonal do cruzeiro foi completada e o interior foi decorado com várias séries de estátuas. Porém, a fachada oeste do edifício permaneceu ainda inacabada. 
 Em 1577 a catedral foi consagrada novamente pelo arcebispo Carlos Borromeu. Apenas no século XVII foi a fachada construída, em estilo maneirista. 
 Em meados do século XVIII foi completada a parte externa da cúpula, onde foi colocada a estátua da Madoninna.
Em 1805, por iniciativa direta de Napoleão, que havia invadido a Itália, as obras foram recomeçadas. Nessa época a fachada principal e grande parte dos detalhes exteriores, como os pináculos, foi completada em uma mistura de estilos, entre o neogótico e o neobarroco. 
 Apenas em 1813 foi a catedral dada por finalizada, mais de quatrocentos anos após o início das obras. Porém no XX século foi julgado necesário cambiar as cinco portas da fachada, o que só foi acabado em 1965. 
 A catedral é atualmente um importante ponto turístico de Milão, e do alto do seu terraço é possível vislumbrar toda a cidade.

 CONVIVENDO COM AS CORES

3 comentários:

  1. Milão é magnífica. Ainda não a conheço. Mas está no meu próximo roteiro.

    ResponderExcluir
  2. Não deixe de ir, Ro ! Ficamos 10 dias em Milão, para eu terminar a pesquisa sobre meu livro.
    Ficamos na vecchia Milano, lindíssima !
    Em Milão, alugamos um carro e fomos para a Suíça que é ao lado - Interlaken.
    Passamos nosso aniversário de casamento em uma vilazinha ao lado de lucerna, num hotel encantador, onde nosso quarto ficava de frente para um lago.
    Inesquecível !
    Mas Milão é, além de tudo, a capital da moda.
    A cidade do Alla Scala, da Galleria Vittorio Emanuele,da Piazza Duomo, o shopping mais antigo do mundo, a capital da moda, com uma culinária riquíssima e seu trânsito louco, etc... Amei !

    ResponderExcluir
  3. Magnífico. Não conheço Milão. Quem sabe um dia. Marisilda

    ResponderExcluir