Páginas

terça-feira, 12 de junho de 2012

CURTINDO A EUROPA - AMSTERDAM, HOLANDA



AMSTERDAM - CIDADE COM PASSADO E FUTURO
Amsterdam é a capital, e a maior cidade dos Países Baixos, situada na província Holanda do Norte. Seu nome é derivado de uma represa (dam) no rio Amstel, o rio onde fica a cidade. A cidade é conhecida por seu porto histórico, seus museus de fama internacional, sua zona de meretrício (Red Light District, o "Distrito da Luz Vermelha"), seus coffeeshops liberais, e seus inúmeros canais que levaram Amsterdam a ser chamada a "Veneza do Norte".
Amsterdam tem 761.262 residentes (2009), enquanto que sua área metropolitana tem cerca de 2 milhões de habitantes. É o centro de uma vasta zona urbana contínua, denominada Randstad, que se estende de Roterdam a Amsterdam e também Utrecht, com cerca de 7.6 milhões de habitantes.
 Este carrinho é dado pelo governo holandês aos deficientes físicos, que podem estacioná-lo em qualquer lugar.

A cidade destaca-se pelo seu setor financeiro, sendo o quinto centro financeiro europeu. Com mão-de-obra qualificada no setor logístico, a cidade destaca-se por sua infra-estrutura que reúne um aeroporto internacional e um moderno porto marítimo.

A cidade se localiza entre os rios Amstel e Schinkel, na chamada baia de IJ.
 Amsterdão tem um clima moderado, devido à forte influência do oceano Atlântico a Oeste e aos ventos que provêm dele. Os Invernos costumam ser frios, mas não extremos, ainda que temperaturas abaixo de zero sejam muito frequentes. Costuma nevar alguns dias ao ano. 
 Na cidade das bicicletas, um pai passeia com seu bebê...

Os Verões são calorosos com temperaturas ao redor dos 25 °C, mas não muito quentes, salvo alguma onda de calor. Trata-se de um clima extremamente úmido. Ainda que a cidade sofra muito com a chuva, não recebe mais de 760 mm de precipitação ao ano e quase sempre se trata de chuvas moderadas.
Na cidade encontram-se muitos museus de fama internacional, como o Rijksmuseum, o museu de arte moderna Stedelijk Museum, o Museu Casa de Rembrandt e Museu van Gogh que possui a maior coleção de pinturas de Van Gogh do mundo.
 No interior da Coster Diamonds

A Casa de Anne Frank é um destino turístico muito popular, bem como o Hortus Botanicus Amsterdam, fundado no começo da década de 1960, um dos mais antigos jardins botânicos do mundo, com muitas antigas e raras espécies, entre as quais está a planta de café da qual saiu o ramo que serviu como base das plantações na América Central e América do Sul (o ramo foi um presente de Luís XIV de França e foi levado a colônia francesa de Martinica em 1714, onde frutificou).
Em Amsterdam se encontra a conhecida fábrica de cerveja Heineken, que também tem seu museu Heineken Experience. O clube esportivo AFC Ajax têm sua sede e seu estádio na cidade, chamado Amsterdam Arena. Também a prestigiosa sala de concertos Concertgebouw é sede da igualmente famosa orquestra sinfônica, a Orquesta Real de Concertgebouw, que deu seu primeiro concerto em 3 de novembro de 1888.
Há numerosos edifícios, igrejas, praças e pontes que merecem uma visita. Uma data bem interessante para visitar a cidade é o Dia da Rainha ou Koninginnedag em 30 de abril. Neste dia todos os habitantes da cidade vendem nas ruas todo tipo de coisas, principalmente objetos de casa que já não utilizam. 
A cidade se envolve em mercado e em uma verdadeira festa e as ruas ficam abarrotadas de gente vestida da cor da casa real, o laranja.
O espírito liberal que ela herdou da Idade do Ouro justifica o fato de nela existirem alguns cafés, os chamados Coffeeshops, onde é autorizado o consumo de drogas leves e de existir uma indústria do sexo legalizada. 
Nossa amiga Cássia Christina Lautenschlager e eu no Red Light District

No "Red Light District" (ou Bairro da Luz Vermelha) as ruelas estão lotadas de sex shops, bares onde decorrem shows eróticos, cinemas eróticos e até um museu do sexo. A prostituição nos Países Baixos é completamente legalizada nas zonas designadas para ela.
É antiga e moderna, tem passado e futuro, tem alegria e tristeza, mas acima de tudo tem muita diversão…Lá é a casa de Heineken e Amstel.
Lá você encontra as pastilhas Droste de chocolate…unnnn coloca na língua….que viagem…
Lá tem também alguns pratos…interessantes como o stamppot.
E tem muita coisa interessante… tem a casa de Anne Frank. tem cada Museu e tem Van Gogh !
A Holanda é um país muito interessante e a capital sua entrada natural, você tem eventos o ano todo.
 Descobri que a cidade leva uma fama exagerada pela liberalidade em relação a drogas e sexo. No Brasil se vê muito mais pelas ruas.
Não vi gente se drogando na rua como vejo no Brasil. Vi botecos onde há placa de interdição ao uso de drogas em seu interior. E o proprietário é respeitado. Não vi expressões explícitas de homossexualismo como vejo no Brasil. 
Vi um festival de heteros estrangeiros adultos buscando desesperadamente um liberalismo sexual como se fossem adolescentes reprimidos. 
Não vi prostitutas nuas se oferecendo ostensivamente em vias públicas como vejo na Avenida Getúlio Vargas em Curitiba ou na Av. Indianópolis em São Paulo. Mas vi um shopping center com vielas onde só anda quem quer - a pé - com mulheres semi-nuas dentro de vitrines como em lojas de lingerie.
 Coffeeshop é o nome que se dá ao estabelecimento onde a venda de maconha e haxixe para consumo pessoal é tolerada pelas autoridades locais. A venda e o consumo de produtos feitos com cannabis e substâncias similares são tolerados e permitidos dentro dos cofeeshops devidamente licenciados, assim como aparelhos destinados ao consumo da droga, como cachimbos, bongs e papéis para confeccionar cigarros. Além da venda destes produtos, a maioria dos cofeeshops também vendem comidas e bebidas. Se você quer ir num café normal, você deve ir num café!
 Bizarro é pensar que você esta numa cidade abaixo do nivel do mar!
Como Veneza, Amsterdam é uma maravilha arquitetônica instalada no meio de um labirinto de antigos canais, que sobreviveram às areias movediças do tempo. São 1.281 as pontes que cruzam sobre seus 165 canais, ligando 90 ilhas, o dobro de canais e pontes de Veneza.
 Amsterdam é tranquila e badalada (tem como entender isto?), linda, com todas as vantagens de uma cidade grande em uma cidade relativamente pequena, rica em cultura, cheia de história e com uma variedade enorme de restaurantes, bares, pubs, cafés e muitas lojas. 
Onde ainda predomina a arquitetura medieval.
Os carros você não vê nas ruas, mas em compensação o que tem de bikes nesta cidade é inacreditável e os canais ficam congestionados de tantos barcos circulando.
Amsterdam tem fama internacional de ser a terra de tolerância às drogas, com mais de 300 "coffee shops", bares onde a venda de pequenas quantidades de drogas para consumo pessoal é permitida e inclusive tem até cardápio para escolher. Mas tudo muito discreto.
A Holanda é um país seguro e os turistas podem contar com os cidadãos, que em geral são prestativos e falam várias línguas. Um dos prazeres de visitar Amsterdam é o trânsito relativamente livre. 
No Centro da cidade os bondes, as bikes e os pedestres têm prioridade sobre os automóveis. Os ciclistas buzinam, se você não ficar esperto, te atropelam meeeesmo. Fora da capital, a rede de transportes públicos é uma das mais desenvolvidas da Europa. Diz-se que a Holanda tem mais bicicletas do que habitantes, pois é uma atividade popular e de fato tem várias espalhadas pela cidade.
 Foram momentos inexplicáveis... que ficarão marcados em minha vida para SEMPRE!!
"Viajar é a experiência de deixar de ser quem você se esforça para ser, e se transformar naquilo que você é." - Paulo Coelho

 FAZENDO AS PAZES

2 comentários: