Páginas

quarta-feira, 27 de junho de 2012

CURTINDO A EUROPA - MUSEU RODIN



MUSEU AUGUSTE RODIN

(postagem dedicada à minha querida amiga - Liliana Bartar - mulher inteligente e culta, artista inigualável e alma sensível)
Em 2009 não consegui conhecer o Museu Rodin e fiquei chateada... prometi a mim mesma que, se um dia voltasse a Paris, não deixaria escapar ! E consegui ! rsrs...
Mais um sonho realizado !
                                                           O Pensador
 Originalmente chamado de O Poeta, a peça era parte de uma comissão do Museu de Arte Decorativa.
Retrata um homem em meditação soberba, lutando com uma poderosa força interna.

Foi uma tarde pra lá de fascinante, às voltas com as inúmeras esculturas de um gênio - Auguste Rodin, sentindo-me uma pessoa privilegiada por estar ali, naquele jardim esmeradamente cuidado, e decorado com esculturas lindíssimas e flores, muitas flores.
O Musée Rodin, em Paris, é um museu que foi inaugurado em 1919 no Hotel Biron. Exibe obras do escultor francês Auguste Rodin. 
Enquanto morava na Villa des Brillants (em Meudon, subúrbios de Paris), Rodin usou o Hôtel Biron como sua oficina a partir de 1908, e posteriormente doou a sua colecção completa de esculturas (juntamente com pinturas de Vincent van Gogh e Pierre-Auguste Renoir que ele tinha adquirido) para o Estado francês sob a condição de que tinha de transformar o prédio num museu dedicado às suas obras.
O dia estava frio e nublado, mas meu coração estava aquecido com tamanha beleza e perfeição !

O Musée Rodin contém a maioria das criações significativas de Rodin, incluindo O Pensador, O Beijo e os Portões do Inferno
 Portões do Inferno - uma das mais impressionantes !

Muitas das esculturas estão expostas no grande jardim do museu em ambientes naturais. 
                                                             O Burguês

O museu é um dos museus mais acessíveis de Paris. 
Está localizado perto de uma paragem de metrô, Varenne, num bairro central, a entrada é muito razoável e atrás do edifício do museu existe um pequeno lago e um restaurante.
O museu tem também uma sala dedicada às obras de Camille Claudel e também algumas pinturas de Monet, das coleções pessoais de Rodin.
Os Burgueses de Calais - A escultura representa seis burgueses que em 1347, ao início da Guerra dos Cem Anos (1337-1453), se ofereceram a dar suas vidas para salvar aos habitantes da sitiada cidade francesa de Calais.

François-Auguste-René Rodin. É esse o nome completo do escultor francês que começou esculpindo bonequinhos nas massas de pão que sua mãe fazia. Já era o gênio se manifestando.
                                                       Mãos

Algumas das obras de Rodin estão entre as mais famosas da escultura européia e universal. Retratista emérito, dominou o bronze e o mármore.
 Meu 'estado de graça' não poderia ser maior: de quebra, eu via Les Invalides - um dos mais belos lugares de Paris - bem atrás de mim !

Uma de suas obras mais famosa, "O homem de nariz quebrado" (1864) foi recusada por críticos de arte, por ser classificada como um "esboço", "algo inacabado".
 O homem de nariz quebrado

Paris tem vários museus e um dos que mais se destacam para mim é o Museu Rodin. O grande número de esculturas e gravuras nos dão idéia de qual ativo foi este artista.
Com esta escultura, enlouqueci ! Coisa de gênio mesmo ! Nós, pobres mortais somos incapazes de tamanha beleza !
 Coisa de gênio !

Inicie o passeio percorrendo os jardins que rodeiam o prédio principal. Várias estátuas estão espalhadas em meio aos jardins e na primavera, quase 2 mil roseiras dão um colorido especial. 
                                        Balzac
                        Balzac

Destaque também para  a parte posterior do jardim, que além de obras do artista, possui um belo espelho d’agua.
                                         Ugolino
                                       Ugolino
 Ugolino (bom, meu marido não poderia deixar de comentar que Rodin só pensava 'naquilo', ao que eu retrucava: 'mas a gente tem que admirar a genialidade do artista, sua obra - o que ele fazia ou do que ele gostava passa a ser insignificante'... e a gente ía conversando, algumas vezes eu me divertia com os comentários dele, mas adorando cada momento ali...rsrs...)

É neste delicioso e bucólico jardim, principalmente no outono, com suas folhas em tons de amarelo, marrom e dourado, que estão algumas de suas maiores obras.

 MAIS FOTOS DO JARDIM E DO INTERIOR DO MUSEU RODIN:
Com Les Invalides ao alcance dos olhos !
E o Les Invalides ali, pra completar o fascínio !...
Lindo como um cartão postal...

De qualquer perspectiva !...

Agora, vamos para o interior do Museu, embora eu tenha preferido as obras do jardim.
E de quebra:
E assim, saímos do Museu Rodin, felizes da vida e eu, claro, ainda em estado de graça, pois, sou sua maior admiradora !

ESCULTURA NATURAL




3 comentários:

  1. Fiquei emocionada pela dedicatória. Obrigada, querida! Vc mora no lado direito do meu coração.
    Agora, uma perguntinha: o que vc sentiu ao admirar o Pensador? Quando fui ver a exposição na Pinacoteca do Estado, em S. Paulo, senti tanta força naquele bronze, tanta luta interna que até chorei. Não é um mero bloco de metal, assim como a Pietá não é um bloco de mármore. É amor, é paixão, é fé, força, genialidade e sensibilidade. É tudo isso num objeto chamado de inanimado! Dá prá mandar as fotos pra eu guardar? bjs Lilis

    ResponderExcluir
  2. Também chorei, Lilis... de alegria por estar ali... é muito bom a gente poder ver de pertinho, poder ficar ali o tempo que quiser, apenas sentindo emoção e prazer de poder estar perto de obras magníficas ! Magníficas em todos os sentidos...e ficar imaginando suas mãos divinas, trabalhando o bronze ou o mármore desta forma divina ! Elas parecem ter vida ! Uma experiência única ! Senti o mesmo com a Pietà de Michelangelo, embora ela estivesse quase inacessível, protegida por vidro, mas a emoção foi muito intensa, mesmo assim... São seres especiais estes gênios, não ?

    ResponderExcluir