Páginas

quarta-feira, 11 de julho de 2012

INSTITUTO CARLOS GOMES



 INSTITUTO  CARLOS  GOMES
Gláucia Santinello
Da Agência Anhanguera

 Renato Pereira - Presidente

No dia de nascimento do maestro CARLOS GOMES, celebrado hoje, 11 de julho, e dias antes de Campinas completar 238 anos, um grupo de empresários, professores universitários e profissionais liberais se uniram para criar o Instituto  Sociocultural Antonio Carlos Gomes (ICG). 
Associação civil sem fins lucrativos, não governamental, com caráter suprapartidário e sem vínculo religioso, o principal objetivo do grupo é o de oferecer à população carente do município palestras e cursos sobre educação financeira, cidadania e práticas diárias para melhorar o ambiente em que vivemos.
Segundo o presidente do ICG, o professor universitário e engenheiro químico Renato César Pereira, a primeira ação do grupo irá acontecer no dia 19 de agosto, a partir das 9h, no salão paroquial de Santa Isabel, em Barão Geraldo, com um minifórum sobre exemplos práticos de projetos sociais e ambientais
que deram certo e que podem ser replicados. 

“Serão convidadas pessoas que podem falar sobre ações que colaboram para o meio em que vivem e que podem servir de bons exemplos para serem copiados”, explicou Pereira.
Ainda de acordo com o presidente, as ações não serão centralizadas. “Iremos
oferecer cursos e palestras gratuitamente em lugares onde as pessoas que queremos atingir estão”,
explicou.
Além dos centros comunitários dos bairros mais carentes, o grupo quer aproveitar os espaços públicos, como praças, em que os cursos podem ser ministrados ao ar livre.
“Temos mais de duas mil praças em Campinas. Estes espaços precisam ser revitalizados, ocupados por famílias, pela população”, disse.
Alguns cursos já estão na pauta do instituto como, por exemplo, reuso da água cinza (proveniente da água do banho, da máquina de lavar roupa e do lavatório), coleta de água de chuva, aquecedor solar, compostagem, reciclagem,
entre outros. “A nossa ideia também é oferecer cursos de educação financeira,
especialmente, porque o acesso ao crédito está facilitado para atender a classe C. Um bom planejamento financeiro evita endividamentos”.

Os interessados em participar dos cursos podem entrar em contato pelo telefone (19) 9264-6400 ou pelo e-mail: institutocarlosgomes@ gmail.com.
“Tudo o que eu ganhei foi Campinas que me deu. Foi aqui que me formei, fiz carreira nesta cidade e criei a minha família. Cheguei em 1979 em Campinas, aos 19 anos. O instituto é uma forma de retribuir tudo o que a cidade me ofereceu”, explicou.
O vice-presidente do ICG e o também professor universitário Hélio Medrado.

Pereira disse que o nome do instituto foi uma forma de prestar homenagem ao maestro CARLOS GOMES. “O maestro é uma figura emblemática para a nossa cidade e as pessoas precisam conhecer a nossa história”, afirmou. 
 DISFARCE

2 comentários:

  1. Espero e desejo que esse instituto tenha forças para vingar. Não será fácil, mas com o apoio das pessoas de bem desta cidade, ainda lutando por uma presença cultural que ela merece, quem sabe não frutificará?! Liliana

    ResponderExcluir
  2. Inclusive com sua presença e do Mostafá (eu já pensei nisso na hora !) vai, com certeza !!

    ResponderExcluir