Páginas

domingo, 14 de outubro de 2012

OS BROTOS NA CULINÁRIA



BROTOS OU REBENTOS
 BROTO DE ALFAFA

Brotos ou rebentos são a parte visível de plantas em estágios iniciais de desenvolvimento, no geral, consistindo de um caule em desenvolvimento e folhas.
 BROTO DE GIRASSOL

Os rebentos são frequentemente comidos por animais porque as paredes celulares das células ainda estão em desenvolvimento, fazendo com que tais fibras sejam mais fáceis de digerir. Como proteção, certas plantas produzem toxinas que fazem com que os brotos sejam inedíveis ou menos saborosos.
 BROTO DE FEIJÃO

No mundo inteiro, a alimentação viva vem sendo resgatada e servindo como eficaz ferramenta para recuperação e promoção da saúde. No passado, o alimento não cozido era o principal nas comunidades cristãs-essênias e muitos outros povos o utilizaram. 




BROTO DE AMENDOIM

Hoje é possível desenvolvermos em casa essa cultura que em pouco tempo mostrará seus resultados positivos principalmente na vida de nossos filhos. A produção caseira de brotos e grãos germinados, pelo fornecimento ostensivo de energia vital e grande quantidade de nutrientes essenciais, é tão importante para famílias e comunidades como tomar água, dormir e respirar. 
 BROTO DE ABACATE

Comecemos, entretanto, distinguindo didaticamente a diferença entre brotos e grãos germinados:
BROTO DE BRÓCOLI
  • O broto é o estágio avançado de germinação inicial da semente. Normalmente os brotos têm entre 8 cm e 10 cm de altura e apresentam folhas definidas.
  • O grão germinado, como já dissemos, é o momento inicial quando apenas uma pequena haste aparece. 
  • Ao lado de uma tigela recheada de folhas enormes, bem verdes e viçosas, eles quase nem aparecem. De cores tímidas, tamanho mirrado e uso pouco conhecido, no entanto, os brotos vegetais são um depósito poderoso de nutrientes - e de sabor! 
  •  
  • BROTO DE CEBOLA
  •  
  • Eles combatem os radicais livres e, por isso, retardam o envelhecimento. Vitaminas, fósforo e ferro também estão presentes nos vegetais, que rendem saladas deliciosas e até bolo.
     
  • BROTO DE MOSTARDA
  •  
  • As saladas orgânicas tem um novo “layout” com micro vegetais, brotos e germinados. Nessa fase esses alimentos tem uma composição nutricional mais complexa além de ficarem mais bonitos e não receberem nenhum agrotóxico. Infelizmente são caros mas é possível cultivar.
 BROTO DE TRIGO

BROTO DE BETERRABA

 BROTO DE CHUCHU

 BROTO DE LENTILHA

 BROTO DE PLEOROTUS

 BROTO DE BAMBU

 BROTO DE BATATA


FLOR DE MURANO 
 

Um comentário: