Páginas

domingo, 18 de novembro de 2012

NOSSA VIAGEM A NOVA YORK - Parte 4









NEW YORK - QUE NUNCA DORME !


Quando  a gente chega num lugar novo nada melhor do que fazer um city tour para dar uma idéia geral, se localizar ! Um sightseeing é bárbaro porque podemos parar e descer nos pontos turísticos e pegar outro ônibus em seguida, com o passe... durante  24 ou 48hs. (2 dias consecutivos) 
 
Passamos pelo Memorial 11 de Setembro e vimos as obras dos novos edifícios que estão sendo construídos ali. A emoção foi forte, pois, pisávamos no mesmo lugar onde desabaram as 2 Torres e onde morreram quase 3.000 pessoas e onde farão um Museu sobre 11 de Setembro:
Os curadores do museu que lembrará os atentados de 11 de setembro de 2001, a ser inaugurado no lugar onde existiam as torres gêmeas do World Trade Center, precisam fazer escolhas difíceis para conseguir transmitir o horror daquele dia sem entrar no terreno da morbidez.
Decidir-se por expor exemplos dos dolorosos momentos finais de algumas das vítimas, mas sem causar mais tristeza para quem está vivo, foi um dos dilemas mais duros que os curadores encontraram para montar o tributo aos quase 3 mil mortos. Para quem se dedica a evocar a memória de guerras e atrocidades, é um problema familiar.
Alguns dos itens mais perturbadores do acervo estão sendo reservados para serem expostos separadamente do espaço principal, em alcovas especiais que o visitante terá a opção de ver ou não. É lá que os curadores do museu colocarão materiais como as imagens das pessoas se jogando dos arranha-céus em chamas, depois que os edifícios foram atingidos por aviões sequestrados por militantes da Al-Qaeda, ou a gravação da controlada voz de uma comissária de bordo em um dos aviões, momentos antes da sua morte.
As pessoas deveriam parar de chamar o local dos ataques de 11 de Setembro em Nova York de "Marco Zero", segundo o prefeito de NY, que pediu aos norte-americanos para deixarem no passado um termo diretamente ligado à destruição das torres gêmeas do World Trade Center.
O termo "Marco Zero" surgiu originalmente para descrever o local de uma explosão nuclear e depois passou a ser usado para designar o local de algum acontecimento violento ou dramático. 
Moradores de NY passaram a chamar o local das torres gêmeas de "Marco Zero" pouco após o atentado suicida que destruiu os dois edifícios com aviões sequestrados, matando tantas pessoas. 
Por alguns anos o local também foi conhecido como "o buraco", porque as obras de construção do novo World Trade Center estavam paradas, deixando uma enorme cratera aberta no chão. Mas hoje a obra está ativamente em andamento, com dois dos quatro arranha-céus projetados em construção e uma praça em homenagem às vítimas prevista para ser inaugurada antes do marco de 10 anos dos ataques.
 

Continuamos nosso passeio pelos principais pontos turísticos, como o Central Park, Lincoln Center, Theater District, Rockefeller Plaza, Radio City, St. Patrick's Cathedral, Fifth Avenue, American Museum of Natural History, ou Empire State Building, Greenwich Village, SoHo, Little Italy, Chinatown, Financial District, Battery Park, South Street Seaport, Times Square, Rockefeller Plaza, Radio City, ONU, 42nd Street, St. Patrick's Cathedral, etc...que depois, visitamos com mais calma e pudemos curtir cada um deles.

Algumas fotos que batí, enquanto fazíamos o passeio turístico no "ônibus de dois andares" ! Fotografei tudo que gostei, por achar bonito ou interessante.


Entrada principal do Empire State Building

TRUMP TOWER
Fotografei este edifício em NY, porque gostei destas flores em sua fachada e mais lindas ainda, porque estavam já com luzinhas de Natal ! Edifício de muito bom gosto...maravilhoso !

 

Claro, a foto não mostra, este azul da fachada da Hollister é água, e tem movimento ! Lindo !

 Um cemitério downtown !

Flatiron - um dos primeiros edifícios de NY


Escadas de incêncio externas, como nos filmes !

Um prédio bonito !

FLAGRANTES DO HALLOWEEN EM NY
Também, por causa da tormenta Sandy, deixamos de ver o famoso Desfile de Halloween de Greenwitch Village, que foi transferido para o domingo seguinte, quando já estávamos em Miami. No entanto, bati tudo o que eu pude, pra poder dar uma pequena ideia de como os norte americanos levam o 'Dia das Bruxas' a sério mesmo. Em cada canto da cidade, havia uma decoração 'macabra'
E no dia 31 à noite, saímos pra rua pra comwmorar nosso aniversário de casamento e pude ver os pais fantasiados junto com os filhos, entrando nas lojas e lanchonetes e pedindo 'doces',  (trick or treat) que o pessoal aderia e já estava preparado, com cestas ou baldes, cheios de balas e bombons !
Faço até o Célio entrar no clima e o bom é que ele topa !

O garçon tirou muito mal a foto, mas registrou o momento: dia 31 - nosso aniversário de casamento (42 anos), comemorando num restaurante que estava no clima 'halloween' ! Muito especial ! Até um brinde com champanhe ganhamos do restaurante ! Uma farra mesmo !

BOOOO !!




BARQUINHO

Um comentário: