Páginas

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

NOSSA VIAGEM À PATAGÔNIA 5

USHUAIA  - EL FIN DEL MUNDO 2
Chegou finalmente, o dia de fazermos o passeio à ilha dos Pingüins de Magalhães, principal motivo de irmos mais uma vez para a Patagônia !
O passeio  teve 2 etapas, a primeira durou 1 hora e 45 minutos e fomos num caminhão 4 x 4, suspensão independente, daqueles que participam do Rally Paris-Dacar.
Era o primeiro passeio dele, nós o inauguramos, novinho em folha e muito sofisticado.
Paradinha para fotos...

Por causa dos ventos fortes que atacam a cidade de Ushuaia, as árvores crescem na direção do vento e são chamadas de "árvores de bandeira".

A árvore onde estou sentada tem 100 anos e é o cartão postal da Tierra del Fuego. Fiz meu próprio cartão ! rsrs... a emoção foi GRANDE ! Viajando, aprendendo, conhecendo e respeitando...

Então, chegamos à Estância Haverton, que é um lugar bonito, tem até um Museu e de onde sai o barco inflável com capacidade para 22 pessoas e nos levou até os pingüins. Foram 20 minutos de barco até a ilha.

Foi aqui que pegamos o barco...

Perto de chegar à ilha, a guia falou o seguinte: controlem suas emoções, não façam gestos bruscos, porque eles se afastam, não queiram beijar ou abraçar os pingüins e nem levar um filhote pra casa.
Então, pensei... como controlar as nossas emoções, se ao chegar à ilha, a praiaestava coberta de pingüins, bem ali, ao nosso lado ?

Fantasticamente lindo e emocionante !
2.500 pingüins de Magalhães - 2.500 casais estão nesta ilha !

E lá fomos nós, conversar com os pingüins...

Não são umas gracinhas ?

O pinguim-de-magalhães é um pinguim sul-americano característico de águas temperadas e de climas entre 15 e abaixo de zero.
A espécie habita as zonas costeiras da Argentina, Chile, na Patagônia e Ilhas Malvinas (ou Falkland Islands), migrando por vezes até o Brasil no Oceano Atlântico ou até o Peru, no caso das populações do Oceano Pacífico.
Estes animais são classificados no gênero Spheniscus juntamente com o pinguim-das-galápagos e o pinguim-de-humboldt.

O pinguim-de-magalhães é uma ave de médio porte, com cerca de 70 centímetros de comprimento e 5 a 6 kg de peso.

A sua plumagem é negra nas costas e asas e branca na zona ventral e no pescoço.
A maior parte dos exemplares tem na cabeça uma risca branca, que passa por cima das sobrancelhas, contorna as orelhas e se une no pescoço, e uma risca negra e fina na barriga em forma de ferradura.
 Os olhos, bico e patas são negros.

Como todos os membros da sua ordem, o pinguim-de-magalhães alimenta-se no mar, à base de peixe, lulas, krill e outros crustáceos.
Eles saem para caçar em pequenos bandos de 5 a 10 elementos e podem mergulhar até aos 90 metros de profundidade.

O pinguim-de-magalhães vive e reproduz-se em colônias muito populosas que partilham com outras espécies de pinguim, em particular com o pinguim-saltador-da-rocha nas Ilhas Malvinas.
As aves são bastante fiéis a estes locais e há colônias na Argentina com mais de cem anos de história de ocupação.
Durante a época de reprodução, que vai de Setembro a Fevereiro, os pinguins-de-magalhães formam casais monogâmicos que partilham a incubação e cuidados parentais.
Os ninhos são construídos no chão à superfície ou em pequenas tocas.
A fêmea põe dois ovos brancos que levam entre 39 a 42 dias a incubar.
As crias são alimentadas por ambos os pais durante os dois meses seguintes, tornando-se independentes logo de seguida.
As populações de pinguim-de-magalhães sofreram um decréscimo de 20% ao longo das duas últimas décadas, em especial nas Malvinas, mas apesar disso o IUCN classifica a espécime como tendo um baixo risco de extinção.
 Os olhos, bico e patas são negros. Sexos semelhantes.
Imaturos não apresentam o desenho distinto no peito e variam muito na coloração.

Pelágico, encontrados nas águas do sul do Atlântico e Pacífico, nas costas da Argentina, Chile e Ilhas Malvinas.
Nem nas suas migrações se afastam muito da terra, permanecendo nos domínios da plataforma continental ( 60 a 100 km da costa ) onde há, em águas menos profundas, maior fartura de peixes ( sardinhas ) e outros organismos aquáticos.
Podem nadar a uma velocidade de 36 a 40, fugindo dos Leões-marinhos e outros predadores.
Sob a influência do inverno ( maio a agosto ) chegam à costa brasileira do Rio Grande do Sul e a Alagoas, principalmente os imaturos.
É o pinguim mais comum na costa brasileira. As populações do oceano Pacífico podem chegar até o Peru.
Peguei esse aí levando palha pro ninho...
E lá vai ele pro ninho...
Olha ele marchando pro ninho...sabe onde vai e conhece sua fêmea no meio desta multidão, são monogâmicos.

Esses aí estão na maior conversa...

Tem seu predador natural, o gavião...

Passamos a manhã ali com eles, aprendendo sobre como vivem e se reproduzem e curtindo sua graça e doçura.

Depois, voltamos para o barco, que nos levou de volta à estância, onde fomos ao pequeno museu de lá.

MUSEU PALEONTOLÓGICO

Voltamos para Ushuaia e almoçamos num lugar muito interessante que nos indicaram - Ramos Generales

RAMOS GENERALES

O Armazém é uma das 25 atrações favoritas da comunidade em Ushuaia.
 É um ambiente rústico e fizeram ali, um interessante museu.

O chef é francês e faz deliciosas  baguetes, croissants crocantes e sobremesas divinas. Há também café em grão e um bar de vinhos.

Foi construído em 1906 e foi por longos anos , os encarregadosde prover, não só produtos alimentícios, roupas, úteis, ferramentas, bazar, despacho de bebidas, etc... senão também centro de intercâmbio social e lugar de encontros.

Toilette feminino

Hoje esta Casa-Museu, caracteriza-se por ser Bar-Café-Padaria-Pastelaria-Vineria e Loja de Roupa, assim como pelo intercâmbio social, cultural e lugar de encontro.
Comemos muito bem...eu pedi um crepe com mel e de sobremesa um flan com franboesas...tudo divino. Só faltou o vinho, mas não quis beber, porque ainda íamos andar muito.
OUTRAS FOTOS DO ARMAZÉM:

Na pesquisa que fiz antes da viagem, descobri que se podia carimbar o passaporte em Ushuaia, na Secretaria de Cultura de lá. Então, lá fomos nós e carimbamos nossos passaportes !
E aqui está o Célio carimbando os passaportes, e eu não poderia deixar de registrar, claro ! rsrs...

Ficou legal ! Há 4 tipos de carimbos, escolhemos este !
Super legal ! Adorei a ideia !

E vejam o que descobrimos, passeando pela cidade: uma cápsula do tempo !

Dá pra imaginar o vento, não é ?
Muito legal, isso !

OUTRAS FOTOS DE USHUAIA:
As flores Lupinus estão em toda parte, enfeitando a cidade

Célio fazendo graça...

Aí, encontramos esta turma de motoqueiros que vinham de Buenos Aires e o Célio ficou louco pelas Harleys dos caras. Eu fiquei babando com a aventura deles...
E os turistas chegando...

Uma nuvem pra lá de curiosa...

O Célio e os cachorros...

Este é o famoso 'King Crab' da Patagônia, só que fiquei com dó, pois, eles ficam neste tanque, esperando pra morrer...

E os turistas chegando...

E olha a Cordilheira dos Andes aí !...

Este navio veio há 60 anos, para rebocar um cargueiro e quebrou. Nunca mais saiu daí.

E assim, deixamos Ushuaia com dor no coração, pois, gostamos muito daqui. Agora, Aeroporto e Buenos Aires.
Fotos do Aeroporto

No Aeroporto...

Ficamos 4 dias em Buenos Aires, antes de voltarmos para o Brasil.